O apelo é lançado dias antes do início da segunda edição da ação “24 horas”, que a partir de 31 de março e até 9 de abril, reúne mais de 50 atores, cantores, jornalistas e cidadãos anónimos no Aeroporto de Lisboa.
Promovida pela The Amélia Project Foundation, conhecida internacionalmente como Please Take Me There, esta ação tem como objetivo angariar fundos para transportar 500 crianças da Birmânia (Myanmar) com cancro para o hospital durante um ano. Estas crianças vivem em pobreza extrema, com o equivalente a menos de 40 cêntimos por dia, sem cuidados médicos, tratamento ou cuidados paliativos.
O trabalho da fundação é realizado em parceria com a ONG World Child Cancer e autorizado pelo governo da prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.
“Desde 2015 que estamos a apoiar os casos mais urgentes, mas precisamos de oferecer apoio continuado às 500 crianças que temos identificadas. Sem ajuda, o apoio que prestamos poderá terminar este ano e mais de 90% não receberá tratamento e acabará por morrer sem quaisquer cuidados paliativos”, afirma Fernando Pinho, fundador da ONG sediada em Cambridge, Reino Unido.
“Esta é uma crise grave gerada sobretudo pela pobreza extrema e falta de acesso a meios de transporte. São os Portugueses que estão a dar esperança e dignidade a estas crianças”, acrescenta.
Entre outros, a edição deste ano conta com a participação de Filipa Areosa, Sónia Balacó, Beatriz Barosa, Deolinda Kinzimba, Liliana Santos, Luísa Ortigoso, Mariana Pacheco, Melânia Gomes, Nuno Guerreiro, Pedro Barroso, Soraia Tavares, Alda Gomes, Isabel Guerreiro, Quimbé, Brienne Keller, José Fidalgo, Gonçalo de Oliveira, Gonzalo Ramos, Irma Ribeiro, Jorge Coutinho, Luís Eusébio, Miguel Gizzas, Sofia Escobar e Sofia Nicholson.
A ação conta ainda com o apoio e participação do Aeroporto de Lisboa, da ONG World Child Cancer, da agencia HIT e das Lojas Francas de Portugal.
Em 2016, a Please Take Me There angariou mais de 55 mil euros. Esta verba permitiu ajudar 400 crianças e adultos no Myanmar e a criação de um fundo de emergência com capacidade de ajudar duas famílias por dia.
Veja o vídeo de apelo de Joaquim de Almeida: