A nova aposta da SIC aos domingos à noite estreia já no próximo mês, dia 9 de abril. Além de João Manzarra voltar a ser o escolhido pela estação de Carnaxide para anfitrião do programa musical, este também irá contar com os artistas Agir, Paulo de Carvalho, Gisela João e Héber Marques no papel de jurados.
“Já há algum tempo que não fazia um programa de televisão. Um ano e meio depois abraço este projeto, esta missão de conduzir o ‘Just Duet’, e ontem foi o primeiro dia e senti alguma ansiedade, o que reflete alguma responsabilidade e maturidade já”, disse Manzarra na apresentação à imprensa realizada esta segunda-feira, 27 de março.
“As escolhas para este programa remetem, para mim, para alguma frescura no sentido em que os jurados têm todos uma competência enorme, álbuns para lançar agora ou estão na berra, o que torna este programa bastante atual”, partilhou o novo apresentador dos Globos de Ouro.
As gravações começaram este domingo, 26 de março, e os membros do júri contaram como está a ser a experiência de desempenharem uma função que nunca tinham experimentado. “É sempre uma posição um pouco complicada a de julgar, porque temos de lidar com o sonho dos candidatos, que podem ser mais ou menos bons. Portanto é preciso ter alguma atenção especial. Mas não podemos deixar-nos prender por isso e temos de os julgar, que é para isso que cá estamos”, contou Agir.
“Para mim têm também de ter muita fome [desejo de vencer], porque há malta que tem talento e pronto, ‘Não preciso de ensaiar tanto’ ou ‘Não preciso de vir amanhã’, e isso pelo menos comigo não cola”, acrescentou o rapper, que garantiu em jeito de brincadeira que Paulo de Carvalho não deixaria de ser visto como um rival no programa enquanto jurado, apesar de ser seu pai.
“Há sempre quem nos surpreenda e é disso que estamos à espera. Tenho belíssimas surpresas do que vimos ontem [26 de março]. Gente a cantar muito bem, a fazer boa música e ficámos muito surpreendidos”, confessou Paulo de Carvalho. “Apesar dos meus 55 anos de percurso musical, sou virgem nisto. É a primeira vez que aqui estou [no papel de jurado] e estou com muito gosto. Não há receios nenhuns, estou muito bem acompanhado e sei que estou a trabalhar com uma equipa muito boa”, disse.
Héber Marques, que cantou a recente música de sucesso ‘Loucos’ com Matias Damasio, pertence a um grupo de soul e R&B chamado HMB e explicou o porquê de ter aceite o convite para jurado: “Eu vim pela experiência, como é óbvio. Obviamente vou estar todos os domingos na televisão de muitos portugueses, e obviamente que muita gente vai reconhecer doravante a minha cara, o que não é um problema aqui para o meu amigo Agir a nível de popularidade. E vim fazer o que gosto de fazer, que é cantar”.
Já Gisela João foi rotulada por Agir como “a mãe no programa”, a pessoa que abraça os concorrentes. “Custa-me horrores dizer ‘Não’ [aos concorrentes]. Não é fácil para mim, até porque eu não seria capaz de concorrer a um programa destes, eu não conseguia ter o estofo que eles têm. Acho que é preciso muita coragem. Por outro lado, enquanto cantora penso sempre que aquelas pessoas que ali estão, estão muito nervosas e isso afeta muito. Estão em frente a câmaras, têm pessoas a julgar… então isso turva-me sempre o momento para dizer ‘Não'”, confessou a fadista.
‘Just Duet’ – O Novo Dueto Perfeito, produzido para a SIC por FremantleMedia Portugal, é considerado pelos organizadores um formato único, pois dá aos concorrentes a oportunidade de poderem partilhar o palco com os jurados e cantar com eles em dueto. “Artistas consagrados que se predispõem a cantar com candidatos a artistas é, para mim, algo gratificante. É a primeira vez que eu vejo acontecer, quando comparado com os painéis de jurados de outros programas”, afirmou o Diretor Geral da FremantleMedia Portugal, Frederico Ferreira de Almeida.
“Os jurados foram escolhidos de acordo com a estação. Nas muitas conversas que tivemos com a estação [SIC], a primeira pessoa foi o Agir. Através dele desencadeou-se depois também o processo de escolha dos outros jurados, ou seja, há aqui uma componente de gestão artística da qual o Agir teve um papel importante, e que ajudou em primeiro lugar com o Paulo de Carvalho, em seguida com o Héber, e depois com a Gisela João”, explicou.
Este programa vem também em resposta à quarta temporada de ‘Got Talent Portugal’, transmitido pela RTP1, e ao ‘Pesadelo na Cozinha’, da TVI. “Tivemos vários talent shows [em Portugal] nestes últimos anos, mas não como este. Vamos ter no final o dueto perfeito, é isso que se procura”, referiu Gabriela Sobral. Quanto às audiências, a Diretora de Programas da SIC disse que “prognósticos só no final do jogo”.
‘Just Duet’ terá 13 episódios no total, e as quatro galas irão ser emitidas em direto, o que dará a possibilidade aos portugueses de votarem nos seus candidatos preferidos.
Fotos: César Lomba