O equinócio da primavera ocorre esta segunda-feira, 20 de março, às 10h29. Mas se para hoje o cenário pode ser agradável, amanhã prepare-se para a descida das temperaturas entre três e seis graus, chuva e até neve acima dos 1600 metros.
“Neste início de semana vamos ter uma descida das temperaturas máxima e mínima. Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo em todo o território (…) mas, amanhã [terça-feira] já vamos ter um dia muito diferente”, disse Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o especialista, amanhã, terça-feira, prevê-se precipitação em geral fraca nas regiões do Norte e Centro e depois estendendo-se gradualmente às restantes regiões e vento de noroeste a soprar fraco a moderado, temporariamente moderado a forte nas terras altas.
“De referir que na terça-feira está prevista queda de neve acima dos 1.600 metros logo no início do dia e gradualmente a quota vai descendo até aos mil metros”, adiantou.
O meteorologista do IPMA destacou também que até quarta-feira, dia 22, está prevista uma descida acentuada das temperaturas.
“Estamos a falar de uma descida para hoje nalguns locais entre os 03 e os 06 graus da temperatura máxima. Amanhã [terça-feira] uma descida entre os 03 e os 06 e na quarta da mínima e máxima entre os 02 e os 04 graus. A descida vai ser ao longo dos três dias e o valor da descida não é igual em todas as regiões do território”, disse.
Segundo Ricardo Tavares, está previsto para Lisboa na quinta-feira 06 graus de temperatura mínima e 12 de máxima.
“A partir do final da semana a tendência é para as temperaturas começarem a subir, mas vão manter-se baixas ao longo dos próximos dias. Vamos ter um início de primavera molhado e frio”, disse.
Foto: Manuel Martins