O cancro do estômago é um dos que mais dores provoca, mas também dos que mais sintomas fantasma tem.
Esta doença dá-se quando as células epiteliais do órgão ficam descontroladas e incapazes de se auto-destruir quando envelhecem ou ficam danificadas. Contudo, as células cancerosas que provocam o cancro do estômago invadem facilmente outros tecidos que não os do órgão e podem espalhar-se por todo o organismo, sendo, por isso, o cancro do estômago uma das principais causas e morte em todo o mundo, tirando a vida a cerca de 650 mil pessoas todos os anos.
E a dor abdominal está longe de ser o único sintoma desta doença. De acordo com os especialistas ouvidos pela revista ‘Prevention’, o sangue nas fezes e/ou vomitado é um dos sinais de alerta para a doença, embora possa ser facilmente confundido com outros problemas gástricos, como acontece com o inchaço abdominal, diarreia e obstipação.
A perda de apetite repentina é um outro sintoma comum da doença, assim como a perda de peso inesperada. Diz a publicação que as dores no fundo das costas, muitas vezes confundidas com um mau jeito ou com problemas renais, são também outros sinais a ter em conta e que, quando conjugados, devem dar origem a uma ida emergente ao médico.
Por fim, mas não menos importante, está a sensação persistente de azia e indigestão.