Há alimentos que por si só são um excelente aliado na prevenção e cura de algumas doenças, sendo o seu consumo regular prático e saudável. A Move Notícias destaca 5 alimentos que consideramos essenciais incluir na nossa alimentação diária:
Gengibre – é uma raíz que atua como antioxidante e anti-inflamatório, graças a uma substância denominada gingerol, que lhe confere essas propriedades. É igualmente rico em vitaminas e minerais. Os benefícios do seu consumo diário podem ser notados em termos de perda de peso, no combate à azia, náuseas, vómitos e problemas gástricos e intestinais.
Pode ser consumido em chás ou raspas adicionadas à água, sumos, iogurtes ou saladas, ou ainda ser usado como tempero na confeção de alimentos.
Abacate – Os benefícios deste fruto para a saúde são visíveis, quer a nível externo como interno do nosso organismo. Como é rico em vitamina E e antioxidantes, o abacate melhora o aspeto da pele e do cabelo, visto que ajuda na hidratação. Como é rico em ómega 3, atua como antioxidante, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento do cérebro e controla o nível de colesterol do sangue. É rico em gordura “boa” e em fibra, promovendo a diminuição do apetite.
Pode ser consumido em pratos doces e salgados, mas a receita mais popular deste fruto é mesmo o guacamole.
Frutos Vermelhos – São frutos ricos em vitamina C e flavonoides, que têm um reconhecido efeito antioxidante. Fortalecem o sistema imunitário e protegem as células do envelhecimento, auxiliando no combate aos radicais livres. Estes alimentos são também constituídos por uma substância chamada antocianina, que é responsável pela cor escura destes frutos, mas que tem propriedades anti-inflamatórias, podendo por isso ser útil no combate a doenças como artrite, diabetes, demência, entre outas doenças crónicas inflamatórias.
Os frutos mais conhecidos neste grupo são a cereja, morangos, amoras, mirtilos e uva.
Oleaginosas – são sementes variadas, vulgarmente chamadas de frutos secos, como a noz, amêndoa, castanha caju, avelã, pinhão, entre outras. Ricas em ómega 3,6 e 9, são fonte de gorduras monoinsaturadas. Auxiliam na reestruturação das paredes dos vasos sanguíneos, das membranas celulares e na atividade cerebral.
Igualmente ricas em vitamina E, magnésio, selénio e zinco, são também essenciais na prevenção das doenças cardiovasculares, redução dos triglicerídeos e combate de processos inflamatórios. Uma vez que são bastante calóricas, quem tiver problemas com o número de calorias ingerido diariamente, deve ter alguma contenção no seu consumo.
Açafrão – À semelhança do gengibre, é também uma raiz. Tem uma cor amarela dourada, um sabor amargo e aroma forte. Rico em curcumina, é um flavonoide que tem um elevado poder anti-inflamatório, uma ação antioxidante e bactericida, reduzindo o risco de doença cardiovascular, melhorando a função cerebral e prevenindo doenças como artrite, cancro, diabetes e doença de Alzheimer.
É normalmente consumido como especiaria no tempero de alimentos.