É já este sábado, 29 de abril, que se assinalam 100 dias de mandato do presidente dos EUA. Normalmente, esse espaço de tempo é encarado como um barómetro da capacidade governativa de uma nova administração norte-americana.
Posto isto, ‘Os Simpsons’ foram mais rápidos e decidiram resumir este marco num vídeo. Trata-se de uma curta animação com um olhar mordaz sobre o inquilino da Casa Branca.
O vídeo, com uma duração de 01m36s, mostra Trump na sua cama na Casa Branca a vangloriar-se de alguns dos seus feitos nestes últimos 100 dias, como o seu desempenho na prática do golfe ou o aumento dos seus seguidores na rede social Twitter.
A Primeira-Filha, Ivanka, também aparece a assumir o lugar da juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo Tribunal dos Estados Unidos.
Já o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, surge enforcado – numa imagem que já causou polémica – e com um pequeno cartaz onde está escrito “Eu desisto”. A conselheira presidencial Kellyanne Conway sai a correr do local e afirma: “Eu não vou substituí-lo”.
A família amarela mais famosa da televisão pôs ainda o genro de Trump, Jared Kushner, e o conselheiro Steve Bannon a estrangularem-se mutuamente.
A animação termina com o casal Marge e Homer Simpson a verem as notícias na televisão e com Marge a queixar-se que já ficou sem antidepressivos e que era suposto os comprimidos durarem os quatro anos do mandato de Trump.
Tendo em conta que em 2000, a série emitiu o episódio ‘Bart To The Future’, no qual os autores brincavam com o facto de Lisa Simpson conquistar a Sala Oval ao então presidente Trump, já nada nos parece ficção.
Na altura em que Donald Trump venceu as eleições presidenciais norte-americanas, um dos argumentistas de ‘Os Simpsons’, Dan Greaney, disse que o texto escrito há 17 anos era “um aviso para a América”.
Por isso vejamos com atenção este vídeo: