Na competição pela Palma de Ouro da 70ª edição do Festival de Cinema de Cannes há muitos nomes habituais, mas nenhum português.
Entre os 18 filmes na competição oficial aparece o do cineasta Michael Haneke, que já levou a Palma de Ouro para casa 2012 (“Amour”), com o filme “Happy End”, protagonizado por Isabelle Huppert e Jean-Louis Trintignant.
Na lista entram também “The Beguiled”, de Sofia Coppola, e “The killing of a sacred deer”, de Yorgos Lanthimos. Dois filmes que têm em comum os protagonistas – Nicole Kidman e Colin Farrell.
Também na seleção oficial está “Le redoutable”, de Michel Hananavicius, com Louis Garrel no papel de Jean-Luc Godard, “Good time”, dos irmãos Benny e Josh Safdie, e “Wonderstruck”, de Todd Haynes.
Destaque ainda para dois filmes produzidos pela Netflix: “Okja”, de Joon-Ho Bong, protagonizado por Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal, e “The Meyerowitz Stories”, de Noah Baumbach.
O filme de abertura, fora de competição, será “Les fantômes d’Ismaël”, de Arnaud Desplechin, enquanto “Barbara”, de Mathieu Amalric, abre a secção “Un Certain Regard”.
A edição que marca os 70 anos do festival tem programadas várias sessões especiais, como a exibição póstuma de “24 Frames”, de Abbas Kiarostami, a apresentação de “Twin Peaks”, de David Lynch, e “Come Swim”, realizado pela atriz Kristen Stewart.
O Festival de Cannes vai decorrer entre 17 a 28 de maio e este ano o júri será presidido pelo realizador espanhol Pedro Almodóvar. A programação da Semana da Crítica vai ser anunciada a 24 de abril e, um dia depois, é a vez da secção da Quinzena dos Realizadores.