A Turquia bloqueou, este sábado, todos os acessos da Internet à enciclopédia online Wikipédia, segundo anunciou um organismo que vigia as censuras digitais.
O encerramento do acesso ao site em todas as línguas na Turquia foi detetado de madrugada, sem que até ao momento haja alguma explicação, segundo o ‘Turkey Blocks’, que se apresenta como um projecto independente de transparência digital.
Confirmed: All editions of the #Wikipedia online encyclopedia blocked in #Turkey as of 8:00AM local timehttps://t.co/ybFolRmsOs pic.twitter.com/hI9tn4bHe5
— Turkey Blocks (@TurkeyBlocks) 29 de abril de 2017
A agência de notícias France Presse adiantou ainda que os habitantes de Istambul apenas conseguem aceder à Wikipédia se usarem um acesso VPN (rede privada de acesso virtual).
A Wikipédia é uma espécie de enciclopédia online, que se apresenta como um meio para fornecer “conteúdo livre, objectivo e verificável, que todos possam editar e melhorar”.
Pois é neste clima de censura que atualmente se vive naquele país, depois do presidente turco Recep Tayyip Erdogan ter vencido mais poderes após o referendo deste mês, que vive Ricardo Quaresma.
O jogador português, que alinha pelo Besiktas, tem preferido relaxar com a família nestes dias mais turbulentos na Turquia.
“Tarde de relaxamento em casa ????”, escreveu esta sexta-feira no Instagram, publicando uma imagem sua na piscina.
Quaresma teve a companhia do filho, Ricky, com quem tem uma relação muito cúmplice, ou não fosse o menino um sucessor natural do pai no futebol.
Além da companheira Dafne Santos e das outras duas filhas, o avançado tem partilhado, nestes últimos dias, nas redes sociais, momentos que tem passado com outros familiares em Istambul.
Foi o caso da ‘atuação’ musical do seu primo, que Quaresma mostrou aos seus muitos seguidores no Instagram. Sem censuras.