Foi anunciado que seria lançado ontem, 21 de abril, um EP com seis músicas inéditas de Prince. Isto porque assinalou-se, esta sexta-feira, um ano desde a morte de um dos maiores ícones da música pop do século XX.
‘Deliverance’, nome do trabalho gravado pelo artista entre 2006 e 2008, seria disponibilizado online, mas acabou por ser removido da internet depois da Paisley Park Records (em representação de Prince) apresentar um processo judicial a impedir a divulgação. Os representantes alegam que Ian Boxill, com quem o cantor escreveu e produziu as faixas, desrespeitou um acordo assinado com Prince que protegia a confidencialidade destes temas.
O tribunal deu razão ao pedido em relação a cinco músicas, não pondo restrição ao single ‘Deliverance’, que já tinha sido divulgado. Por isso o EP voltou a ser posto à venda, apenas com o tema que dá nome ao trabalho.
Para além de relembrar o talento e a obra do cantor, este EP concretiza também um dos grandes desejos de Prince, que era fazer chegar a música diretamente ao público, contornando o poder das grandes editoras. Por isso o seu lançamento, através de várias plataformas de streaming, fez-se de uma forma independente cumprindo assim a vontade do artista, conforme referiu Ian Boxill em comunicado.
O lançamento de uma edição física está prevista para 2 de junho.
O cantor Prince faleceu aos 57 anos, vítima de uma overdose de opiáceos, que tomava misturados com aspirinas para esconder o seu vício em analgésicos. Deixou uma legião de fãs, 39 álbuns editados e ainda muitas músicas criadas que nunca chegaram a ser reveladas.