Salvador e Luísa Sobral foram homenageados esta manhã, 19 de maio, na Assembleia da República.
Os deputados aprovaram por unanimidade um voto de saudação com palmas e de pé, aos irmãos Sobral pela vitória no Festival da Eurovisão, em Kiev.
Salvador Sobral e Luísa, interprete e autora, respetivamente, da canção “Amar pelos Dois”, estiveram entre alunos de diferentes escolas que assistiram ao plenário. Os dois homenageados agradeceram levantando-se em sinal de reconhecimento ao Parlamento.
“É a primeira vez que Portugal vence este Festival, que durante décadas deixou o País preso ao ecrã da televisão, como aliás voltou a suceder agora”, pode ler-se no texto de voto.
“Este facto, singular na história contemporânea da música portuguesa, seria sempre motivo de regozijo mais do que suficiente. Acresce a isso, a personalidade e a qualidade invulgares deste intérprete, capaz de emocionar um público global que, maioritariamente, não conhecia ou dominava a língua portuguesa”, pode ler-se também no referido texto.
Recorde-se que o português conquistou na Eurovisão 2017 o voto popular (via telefone) e o voto do júri (382 pontos), o que lhe valeu um primeiro lugar com 758 pontos pela música “Amar pelos Dois”.
O Parlamento referiu que “o reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi assim também um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa, se pensarmos que nas últimas 10 edições nunca havia ganho uma música que não fosse cantada em inglês”.
O cantor e a compositora estiveram na assembleia na companhia de Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, Nuno Artur Silva, administrador da empresa estatal, e Carla Bugalho, chefe da delegação portuguesa que viajou até Kiev, na Ucrânia, onde foi reaizado o festival.
Em relação à edição da Eurovisão no próximo ano, que se irá realizar em Portugal, os deputados confiam que o país vai estar “certamente à altura da nossa tradição de bem receber e organizar estes grandes eventos”.
Salvador Sobral almoça às 13h00 com Ferro Rodrigues na residência oficial do Presidente da Assembleia da República.
Este é o primeiro ato oficial do músico desde que chegou de Kiev, no dia 14 de maio, e que ocorreu dois dias depois do concorrente português da Eurovisão ter assistido ao concerto de Caetano Veloso no Casino Estoril.
O cantor, de 27 anos, irá dedicar-se nos próximos dias aos concertos que tem agendados. Dois deles serão realizados no North Music Festival, marcado para 2 de junho em Guimarães, e no Super Bock Super Rock, a 13 de julho.
Vídeo: imagens da ARTV reproduzidas pela SIC