Através de documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita, o documentário ‘As Faces de Fátima’ analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular.
Participam 23 especialistas de diversas áreas profissionais e com as mais variadas visões, sendo que a colaboração com Joana Vasconcelos – artista plástica que criou o terço gigante instalado na Basílica da Santíssima Trindade e que será apresentado no dia 12 de maio, por ocasião da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima – oferece a face artística que faltava ao documentário.
O Canal História estreia hoje, 8 de maio, pelas 22h00, este documentário. ‘As Faces de Fátima’ é uma obra documental que esmiuçará o fenómeno de Fátima como nunca, comparando a evolução do culto a Fátima e sua “construção narrativa” entre 1917 e 1941, até à época das “Memórias” tardias da Irmã Lúcia.
Para tal foram recriadas cenas reais, tendo como cenário algumas zonas históricas das cidades portuguesas de Fátima, Porto, Santarém, Coimbra, Leiria e Lisboa. Através de documentos nunca antes revelados, numa investigação multidisciplinar inédita, este documentário analisa as condições políticas, sociais e culturais que fizeram das aparições de Fátima um dos mais complexos mitos do catolicismo e da religiosidade popular.
“Estamos muito entusiasmados com o resultado final. Sem especulações e sem preconceitos em ‘As Faces de Fátima’ vamos expor todas as faces de Fátima como nunca se ousou fazer até hoje. Todos os decores desta produção remetem para a localidade de Cova de Iria. Filmámos também em zonas históricas de algumas cidades portuguesas, no Santuário e no local das aparições, tentando enquadrar a realidade histórica do acontecimento de Cova de Iria, as suas implicações sociais e económicas, bem como as consequências que teve na Igreja, na terra, no País, no mundo e nas crianças que participaram nesse acontecimento”, afirmou Carolina Godayol, diretora geral de The History Channel Ibéria.
Veja o making of de ‘As Faces de Fátima’:
Fotos: Canal História