Barack e Michelle Obama fizeram a sua primeira aparição pública juntos pós-Presidência. E foi logo em grande, com o anúncio de que irão doar pessoalmente 2 milhões de dólares ao programa dos empregos de verão em Chicago.
O antigo casal presidencial esteve esta quarta-feira na sua cidade natal, onde também revelou ter planos para um museu e biblioteca Obama em Chicago.
“Eu e a Michelle iremos pessoalmente doar 2 milhões de dólares para os nossos programas de empregos de verão aqui na comunidade, de modo a que os jovens possam começar a trabalhar imediatamente, e podermos começar a fornecer oportunidades para todos eles”, disse o ex-Presidente dos EUA, no South Shore Cultural Center em Chicago, tendo sido aplaudido de pé pelos presentes.
Former Pres. Obama, Michelle Obama to personally donate $2 million to summer jobs programs in Chicago so “young people can get to work.” pic.twitter.com/0SQJU96wSm
— ABC News (@ABC) 3 de maio de 2017
No mesmo evento, Barack revelou o seu conceito – e o da mulher – para o Centro Presidencial Obama (Obama Presidential Center). Este irá nascer em Jackson Park, no sul de Chicago, e inclui um museu, fórum, biblioteca e praça pública circundante.
O centro irá incluir espaços úteis como um auditório, escritórios, salas de exposições, salas de estudo e até mesmo um estúdio de gravação.
Excited by the potential of the Obama Pres. Center. Barack & I will continue to champion the issues close to our hearts, including girls ed. pic.twitter.com/3VVtNyKHLK
— Michelle Obama (@MichelleObama) 3 de maio de 2017
Obama já tinha conduzido uma discussão com jovens líderes na Universidade de Chicago na semana passada e falado na Conferência do Instituto Americano de Arquitetos em Miami. Já Michelle tem-se dedicado mais à área da educação, estando envolvida em iniciativas que sensibilizam os jovens a entrar na universidade.
Entretanto já podemos ter um pequeno vislumbre do Centro Presidencial Obama:
We’re building a working center for good citizenship. Right here on the South Side of Chicago. Join us. See more at https://t.co/t7EbXh7G9x pic.twitter.com/3ykoeKTfw0
— The Obama Foundation (@ObamaFoundation) 3 de maio de 2017