Portugal venceu este sábado, 13 de maio, a 62.ª edição do Festival Eurovisão com a canção “Amar pelos dois”, interpretada por Salvador Sobral.
O português, de 27 anos, disputou este sábado em Kiev, Ucrânia, o primeiro lugar contra 25 representantes de outros países. Um momento histórico para Portugal.
“Amar pelos dois”, composta por Luísa Sobral, venceu a 6 de março a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios em Lisboa e foi disputada por oito canções.
Portugal regressou à Eurovisão com a canção “Amar pelos dois”, após um ano de ausência, onde se estreou em 1964. A melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz. Salvador garantiu o apuramento de Portugal para a final, a 9 de maio, tendo sido o quinto mais votado da semifinal.
A final ainda não tinha começado e Portugal já tinha vencido dois prémios
A delegação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção venceu dois prémios extra-concurso da Eurovisão: os Marcel Bezençon Awards.
O prémio artístico – distinção atribuída pelos comentadores – foi concedido a Salvador Sobral pela interpretação de “Amar pelos Dois”.
Luísa Sobral foi nomeada pelos compositores dos outros países concorrentes como a autora da melhor composição em competição.