Quantas vezes dizemos que não conseguimos dormir bem se não estivermos na nossa cama? E quantas vezes tivemos uma noite de sono relaxante num quarto de hotel?
Pois tudo tem uma explicação. É que a cor do quarto influencia a vida das pessoas, especialmente em relação à quantidade e qualidade do sono.
Com base nessa premissa, a rede britânica de hotéis Travelodge decidiu fazer uma pesquisa e perceber quantas horas os hóspedes dormiam, em determinado quarto, e de que forma a cor da tinta influenciava o ciclo do sono.
Partindo dos hábitos de 2 mil hóspedes, estes foram os resultados a que se chegaram. E se estiver a pensar pintar o seu quarto, fica já com uma dica da melhor cor a usar.
Ao contrário do que se possa pensar, os quartos vermelhos são os menos indicados para o romance. Pessoas com quartos de cor vermelha dizem que “namoram” apenas uma vez por semana.
A cor verde foi a terceira melhor cor para o sono (uma média de sete horas e 36 minutos) e segundo os entrevistados que dormiam num quarto verde, acordavam a sentir-se otimistas e positivos.
Pessoas com quartos roxos são as que passam menos tempo a dormir: uma média de cinco horas e 56 minutos. Trata-se de uma cor mentalmente estimulante, que dificulta o relaxamento depois de um dia agitado.
Pessoas que gostam de quartos com tons de prata, gostam de luxo e momentos relaxantes, mas por outro lado, metade das pessoas que dormem em quartos com cores prata, dizem que esta cor traz mais motivação para se exercitar no próprio quarto. Pessoas com quartos prateados ficaram em quarto lugar entre as que mais dormem, com sete horas e 33 minutos de sono, em média.
Tons de laranja são quentes e criam uma atmosfera que ajuda na digestão, especialmente quando a pessoa come um banquete antes de dormir. Esta cor ajuda a relaxar os músculos do corpo, o que é essencial para uma perfeita noite de sono. Quartos decorados com laranja ficaram em quinto lugar em relação à quantidade de sono dos entrevistados, com média de sete horas e 28 minutos.
Cores em tons de bege/caramelo são para os românticos. Os casais que dormem em quartos com decoração caramelo relataram ter relações sexuais três vezes por semana, média bem maior que os que dormem em quartos vermelhos.
Uma curiosidade revelada pela pesquisa é que os workaholics britânicos parecem gostar de um quarto com decoração predominantemente branca ou creme. Os entrevistados com quartos dessas cores foram os mais propensos a levar literalmente o trabalho para a cama.
O castanho escuro é a segunda pior cor para o sono. Em média, as pessoas dormem seis horas e cinco minutos num quarto com predominância desta cor. Ela pode causar sensação de isolamento e desconforto, que deprimem e atrapalham o sono.
A cor cinza pode não ser uma boa escolha. Além das conotações sombrias, o estudo indica que as pessoas que têm o quarto neste tom, passam mais tempo a fazer compras online nas camas do que a dormir. O quarto cinza escuro apresentou o terceiro pior resultado no quesito sono: uma média de seis horas e doze minutos por noite.
A segunda melhor cor para o sono é o amarelo. A tonalidade do sol estimula o sistema nervoso, aumentando a sensação de relaxamento, além de criar um ambiente super aconchegante.
Se a cor do seu quarto é azul, você provavelmente gosta muito de dormir e é uma pessoa mais alegre por esse motivo. Pessoas que tem o quarto azul dormem mais, aproximadamente 8 horas por noite. Existem recetores nos olhos humanos que são mais sensíveis à cor azul. Ela também está associada à calma e pode diminuir o ritmo cardíaco e reduzir a pressão arterial.
Pode parecer cliché, mas os resultados mostram que os banqueiros e os agentes imobiliários são mais propensos à decoração dourada no quarto, que simboliza riqueza e prosperidade.
Fotos: House Beautiful