Portugal venceu o Festival da Eurovisão pela primeira vez e enquanto o tema ‘Amar pelos Dois’ está a despertar amor e ódio por esse mundo fora – já lá vamos -, a organização tem tratado de pôr a ‘render’ esta edição.
Ciente da importância das novas tecnologias e redes sociais no mundo atual, a Eurovisão criou um guarda-roupa com memes de todos os 42 representantes na competição deste ano. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 15 de maio, na página oficial de Facebook de Eurovision Song Contest e o destaque foi dado, naturalmente, ao vencedor Salvador Sobral.
“Força Portugal! Salvador Sobral ganhou o voto do júri e os corações das pessoas. Vejam a nossa coleção CountryMemes com todos os países participantes neste ano”, lê-se na publicação.
É também no Facebook que a Eurovisão tem publicado artigos e vídeos com Salvador. Num deles, o cantor agradeceu aos fãs e a todos os que votaram em Portugal. “Continuem a desfrutar do festival, que já chegou ao fim, por isso não sei”, disse ainda, incrédulo com a vitória.
Mas foi o que Salvador disse antes de receber o microfone de cristal que deixou milhares de fãs irados. “A música não é fogo de artifício, é sentimento”, disse, acrescentando que foi uma vitória da música com significado.
Se havia quem achasse que ‘Amar pelos Dois’ não deveria ter ganho, mais houve quem considerou o discurso arrogante e sem respeito pelos outros participantes. Entretanto os que não gostam do tema e os fãs da música de Portugal têm trocado insultos entre si, mesmo dias depois da final.
Já no ano passado a vencedora, Jamala, não foi consensual, pelo tema ‘1944’ que falava do massacre ao povo tártaro na Crimeia e porque não ganhou no televoto (Rússia) nem no júri (Austrália). Goste-se ou não de ‘Amar pelos Dois’, o que é facto é que venceu nas duas votações.