Durante anos Elizabeth Gilbert viveu um romance com o brasileiro José Nunes (cuja personagem foi retratada no livro e no filme, interpretado por Javier Bardem). Em julho do ano passado, a escritora e autora de ‘Comer, Orar, Amar’ (‘Eat, Pray, Love’) anunciou o fim do seu casamento.
Agora Elizabeth casou-se com a namorada Rayya Elias que foi diagnosticada com cancro pancreático terminal. A cerimónia, sem valor legal, conforme explicou, decorreu esta terça-feira, 6 de junho, em Nova Iorque.
“No último ano, Rayya Elias e eu passamos por alguns dias bem difíceis juntas — mas não hoje. Hoje foi lindo e perfeito. Uma cerimónia de amor simples e espontânea, cercada por um punhado de amigos e parentes”, escreveu a escritora no Instagram, referindo-se ao facto da companheira ter cancro de fígado e de pâncreas.
“Foi apenas uma celebração pequena e discreta do que sabemos há muito tempo que é verdade: nós pertencemos uma a outra”, adiantou.
“Mais dias difíceis virão. Não fica mais fácil. A doença dela é grave. Mas o nosso amor é forte. Vamos caminhar juntas o mais longe que conseguirmos juntas. Depois disso, está nas mãos de Deus. Crie beleza com cada um dos dias que você recebe”.
Nos cinemas, tendo o filme o mesmo nome que o livro, Elizabeth foi interpretada por Julia Roberts. Na altura procurava, precisamente, viajar, experimentar gastronomias, religiões e espiritualidades até que encontrou o amor.
Esse amor com o brasileiro ainda durou anos. Em setembro de 2016, a escritora revelou que estava a namorar com Rayya, uma música e diretora de cinema nascida na Síria e que há 15 anos era a sua melhor amiga.
“(Ela) é minha melhor amiga, mas sempre foi mais do que isso. É meu modelo, minha companheira de viagens, minha fonte de luz mais confiável. Minha fortaleza, minha confidente”, escreveu na altura.
Fotos: Instagram