Mark Bustos é o cabeleireiro dos estilistas Marc Jacobs e Phillip Lim, além de outras celebridades. Atualmente está a conquistar tudo e todos e não é só por causa dos seus dotes com a tesoura, navalha e/ou máquina de barbear.
O jovem, com um salão em Nova Iorque, costuma sair para a rua nos dias de folga para cortar o cabelo a sem-abrigos. Tudo de graça, claro.
Mark criou o projeto social #BeAwesomeToSomebody (Seja espetacular para alguém) e já ganhou uma legião de fãs. Aliás ele próprio apresenta-se, na sua página de Instagram, de “humanit-HAIR-rian” (um trocadilho entre humanitário e ‘hair’, cabelo, em inglês).
É naquela rede social que partilha as fotos e as histórias dos sem-abrigo a quem mudou o look.
Nos Estados Unidos da América, no Reino Unido e também em Bombaim, cidade mais populosa da Índia e onde existem vários bairros de lata. Lá já cortou o cabelo a crianças e jovens sem possibilidades económicas.
O objetivo é aumentar a confiança destas pessoas, independentemente de não terem um teto ou dinheiro.
Geralmente acompanhado da namorada, Bustos passeia normalmente pela cidade de Nova Iorque com o kit de trabalho e, sempre que encontra um sem-abrigo, pergunta se ele quer renovar o visual.
Enquanto lhe corta o cabelo e/ou barba, oferece algo para comer ou beber.
A ideia surgiu em 2012, quando Mark visitou a sua família nas Filipinas. Ele alugou uma cadeira num salão para dar cortes, gratuitos, a crianças carentes.