A fotografia foi descoberta pelo britânico Rob Manuel quando vasculhava um arquivo de fotos de imprensa. Trata-se de uma imagem rara de Yoko Ono e John Lennon, onde o casal está a aguardar que a empregada faça a cama.
Daí a ser publicada pelo próprio no Twitter foi um passo e daí a gerar-se a discussão, polémica ou reflexão foi outro.
“Adoro esta imagem. A empregada a arrumar a cama enquanto os artistas ricos esperam para fazer o protesto deles. O fotógrafo viu o momento e captou-o”, escreveu.
Love this shot. Maid sorting the bed whilst the rich artists wait to do their protest. Photographer totally saw the moment and took it. pic.twitter.com/GfYg22G7Vy
— rob manuel (@robmanuel) 8 de julho de 2017
Crê-se que a imagem foi tirada em Montreal, no Queen Elizabeth Hotel, em 1969, quando o ex-elemento dos Beatles e a sua companheira faziam o protesto Bed-In.
O protesto consistia em ficar 12 horas por dia deitados, falando sobre a paz para imprensa internacional. O quarto era decorado com cartazes que diziam coisas como “Fique na cama” ou “Deixe seu cabelo crescer”.
A manifestação deu lugar ao filme ‘Bed Peace’, gravado na suite presidencial do Hotel Hilton de Amesterdão.
E isso causou indignação a alguns: protestavam mas era a empregada que lhes fazia a cama. Outros realçam que o protesto era contra a guerra e não contra o capitalismo. E uns terceiros acreditam que o casal tratou bem a empregada.
E o que acha Rob Manuel, depois de ter lido tanto comentário de ódio graças a um mero tweet? “Acho que diz algo sobre as classes. O dinheiro dá-te uma voz, uma voz que não é dada à pessoa que faz a tua cama”.