Ainda podemos ver a jovem atriz a dar vida a ‘Sancha’ na novela de horário nobre da TVI ‘Ouro Verde’. Ali, Júlia Palha interpreta uma menina mimada, filha da ambiciosa ‘Rita’ (Dina Félix da Costa) e de ‘António Ferreira da Fonseca’ (Nuno Pardal).
Agora está já num outro desafio profissional, pois será a ‘Carlota’ na próxima novela do canal de Queluz, ‘A Herdeira’.
“A Carlota é filha da ‘Madalena’ [Rita Pereira] e ‘Duarte’ [Pedro Lamares] e é uma rapariga que desde nova foi ensinada que é um bocado melhor que os outros, que os empregados são para ser tratados por baixo”, começou por revelar a modelo, de 18 anos.
“É um bocado mimada porque não tem atenção nenhuma dos pais, nem da família nem do namorado. E acaba por refletir essa revolta tratando mal essas pessoas à sua volta, incluindo o ‘Vitó Carlos’ [Gandy Ferreira], um dos cocheiros da família [e com quem viverá um romance]. Será uma pessoa que as pessoas não vão gostar muito”, explicou ainda numa pausa das gravações da trama, que decorreram em Viana do Castelo.
As diferenças entre ‘Sancha’ e ‘Carlota’ são poucas, pois as duas “são dentro do mesmo registo mas um desafio muito maior, porque a Sancha era mais menininha e boazinha”.
E que tipo de inspirações teve para fazer o lado mau de ‘Carlota’, que Júlia espera não ser odiada “mas acho que não vai ser a mais adorada da novela”? “Não vou dizer que me inspirei, mas a Dina Félix da Costa, que fazia de minha mãe em ‘Ouro Verde’, tinha cenas bastante cómicas a tratar mal a empregada. Acho que não sendo nada o mesmo tipo de personagem, vou-me basear aí, ter uma certa lata para tratar mal as pessoas que trabalham para mim. Vou tentar pegar por aí, pela graça dela e até pedir-lhe conselhos porque é uma excelente atriz”, referiu.
Ainda no início de carreira, Júlia Palha admite ter aqui um desafio em grande, que já a levou a mudar radicalmente o visual (tem agora o cabelo curto, ondulado e com franja), e uma oportunidade para mostrar que tem talento na representação.
“Gosto muito de tentar sentir as coisas, tentar perceber e pôr-me no lugar da personagem. É muito o trabalho de casa dos atores: tentar pôr-nos no lugar da personagem. Vou tentar que as pessoas percebam o porquê de ela ter certas atitudes e que não a odeiem, mas acho que não vai ser a mais adorada da novela”, contou, divertida.
As primeiras cenas da família Alvarenga foram filmadas em Viana do Castelo, cidade que a deixou encantada. “Está a ser muito giro. As pessoas cá confrontam-nos mais que em Lisboa, porque no centro de Lisboa são mais desligadas, está cada uma no seu mundo. Cá sinto mais a alegria e receção das pessoas”, salientou, ela que fez questão de matar a gula – como qualquer turista – com as bolas de berlim do Natário.