No ano passado estreou “A Sentada”, um programa de culinária que passava num canal por cabo, em Angola e Moçambique, e no qual colocava em prática os conhecimentos que adquiriu no curso Cordon Bleu e a experiência ganha no restaurante La Colombe, na Cidade do Cabo (África do Sul), onde trabalhou.
Agora, Sandra Nobre – mulher do antiga jornalista Artur Albarran, de quem tem uma filha, Maria, de 12 anos – ensina a cozinhar na televisão portuguesa. É que o mesmo programa está a ser transmitido no 24 Kitchen no nosso país.
De acordo com o canal, a chef “vai-nos guiar por uma viagem de sabores, pratos e estilos, mostrando-nos que cozinhar bem e comer ainda melhor, pode ser tão simples como ligar a TV”.
“Ao longo dos vários episódios, vamos aprender a confecionar refeições completas, de entradas a sobremesas, com a sofisticação de um mestre da culinária, mas numa linguagem simples e fácil, que tanto apela ao estudante que só sabe estrelar um ovo, como ao chef de cozinha, passando pela dona de casa ou pelo marido que quer fazer uma surpresa à esposa”, lê-se ainda.
Sandra Nobre é angolana de gema com origens portuguesas, cabo-verdiana e norueguesas. Tirou o curso do Cordon Bleu na The Silwood School of Cookery, em África do Sul, o que lhe permitiu aprender mais sobre outras culturas, vinhos, ingredientes.
Também adora viajar, principalmente para a Índia, África do Sul e Inglaterra, onde já aprendeu muito sobre as culinárias locais.
Das suas memórias de Angola, Sandra Nobre recorda com carinho os momentos em que cozinhava com a sua avó que gostava de semear e cultivar os seus próprios alimentos.
“A Sentada” é uma homenagem a esta avó e às outras mulheres de garra da sua família que lhe ensinaram muito sobre a culinária local.
Este programa, o primeiro de produção local do Mundo FOX, foi aliás inspirado no “Prato do Dia”, sucesso apresentado por Filipa Gomes no 24 Kitchen. Agora as duas anfitriãs ‘dividem’ o mesmo ecrã.
Fotos: Redes Sociais