Younes Abouyaaqoub, um marroquino de 22 anos, confirmado como o autor do atropelamento nas Ramblas, foi abatido a tiro em Subirats, perto de Barcelona, depois de já estar a ser procurado por toda a Europa.
“Confirmamos que la persona abatida en el incidente de #Subirats es Younes Abouyaaqoub, autor del atentado terrorista en #Barcelona” (Confirmamos que a pessoa abatida no incidente de Subrits é Younes Abouyaaqoub, autor do atentado terrorista em Barcelona”, escreveram os Mossos d’Esquadra (polícia catalã) há minutos no Twitter.
As informações já andavam a ser avançadas pela imprensa espanhola, mas sem confirmações oficiais. Houve até dúvidas se seria mesmo Younes quem foi abordado pelas autoridades esta segunda-feira.
Falou-se também que teria um cinto de explosivos à cintura quando foi abordado pela polícia, mas ainda não se sabe se eram ou não verdadeiros.
As autoridades da Catalunha acreditam ainda que o ataque terrorista foi planeado ao longo dos últimos seis meses.
O jovem conduzia a carrinha que matou 14 pessoas na mítica rua de Barcelona. O número de vítimas mortais sobe assim para 15, uma vez que um segundo ataque da célula terrorista em Cambrils provocou também a morte de uma pessoa.
As imagens do terrorista a sair da zona do ataque foram partilhadas a meio da manhã pelo jornal ‘El País’, que mostram Younes Abouyaaqoub a entrar pelo mercado das Ramblas antes de se dirigir à zona da universidade, onde terá roubado um automóvel.
Por volta das 12h20 foram os Mossos d’Esquadra quem as partilhou nas redes sociais e apelou à máxima divulgação das imagens do suspeito. As imagens são acompanhadas por uma descrição do indivíduo, que terá cerca de 1,80 metros de altura, é moreno e tem o cabelo curto.