A carta data de 5 de agosto de 1964 e foi escrita à mão pela monarca britânica quando aquela estava em Eastbourne, Sussex. A destinatária da mensagem é Helen Rowe, parteira da rainha e mais famosa parteira do Reino Unido.
Nessa missiva, que foi agora revelada por ir a leilão brevemente, podemos perceber um lado desconhecido de Isabel II. A soberana fornece uma atualização, ainda que tardia, sobre o bem-estar do quarto e mais novo filho, Edward Antony Richard Louis, tratado por Príncipe Edward.
“Querida Rowie, Sinto muito por nunca nos termos comunicado consigo antes de sair de Londres”, lê-se na carta, escrita cinco meses depois de Sua Majestade ter dado à luz.
“Mabel [a ama] estava doente na cama quando você escreveu, e confesso que li mal e com muita pressa a sua carta e lembrei-me do dia errado que você a enviou, e quando eu já estava em Arundel na semana passada, de repente lembrei-me da seu carta e, claro, já era tarde demais!”, explicou, justificando o atraso – de meses – em enviar uma resposta.
“O bebé é maravilhoso – bom como ouro, tentando sentar-se e pesando 15 libras e 12 onças [pouco mais de 7 quilos]!”, continuou a rainha, referindo-se ao seu novo rebento, Edward.
“Ele sorri e ri para todos, e faz todos felizes! Charles, sinto-me grata por dizê-lo, está melhor, mas muito frágil até ao momento. Espero que a possamos ver quando voltarmos em outubro. Sinceramente, Elizabeth R.”, terminou.
A carta, bem como o seu envelope, irão ser vendidos num leilão da RR Auction a partir do preço base de 227 libras (248 euros).
A Irmã Rowe começou a sua carreira no King’s College Hospital e depois foi transferida para o Middlesex Hospital, em Londres. O primeiro parto real que fez foi o do príncipe Michael de Kent, primeiro da Rainha, em 1947.
Apesar de ser associada à família real e do facto de ter feito o parto dos quatro filhos da monarca, Helen Rowe sempre foi muito discreta. Ela retirava-se do Palácio de Buckingham pelas portas laterais depois de cada nascimento real, embora recebesse sempre cartas privadas do Palácio de Buckingham que ofereciam uma visão da vida privada da Rainha.