É do conhecimento geral que as atividades físicas melhoram a nossa saúde. Sabemos que precisamos afastar-nos do sedentarismo e dar uma hipótese aos exercícios, e agora essa missão pode ser mais fácil do que parece.
Um estudo publicado no jornal científico ‘The Lancet’ mostrou que 150 minutos de exercício por semana já podem reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e que todo o tipo de atividade física é igualmente positivo para o coração.
“As nossas descobertas indicam que atividades não recreativas, como tarefas domésticas por exemplo, são tão benéficas na redução de riscos de morte prematura e doenças cardíacas quanto exercícios mais focados”, afirmou Scott Lear, autor da pesquisa e professor na Universidade de Ciências e Saúde do Canadá, em entrevista ao site ‘Vox’.
Ou seja, limpar o chão de casa ou caminhar durante o horário de almoço cerca de meia hora a cada dia da semana de trabalho ajuda a evitar graves problemas de saúde.
O estudo avaliou por sete anos os níveis de exercício e as taxas de doenças cardiovasculares de mais de 130 mil adultos que vivem em diferentes países, como Canadá e China.
Os cientistas descobriram que aqueles que relataram ao menos 150 minutos de atividade física por semana eram muito mais saudáveis do que os sedentários, sendo menos propensos a ter ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares, e com menores chances de morrer de outras causas físicas.
Além disso, exercitar-se por duas horas e meia por semana foi associado a uma redução de 28% nas probabilidade de morte prematura e diminuição de 20% nos casos de doenças cardíacas.
Resumindo, não importa onde você está a suar, se é no ginásio, a correr no parque, limpando a casa ou caminhando até ao trabalho, o importante é manter-se ativo.