O defesa do Barcelona é uma das personalidades que mais deu a cara pelo referendo pela independência da Catalunha. Gerard Piqué apelou ao voto, ainda que o referendo foi considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional.
O jogador também foi alvo da fúria de adeptos da seleção espanhola, mas nada que o impedisse de ir este domingo à sua mesa de voto em Barcelona votar.
“Ja he votat. Junts som imparables defensant la democràcia” (Já votei. Juntos somos imparáveis defendendo a democracia), escreveu Piqué no Twitter.
O tweet mereceu mais de 60 mil gostos, 31 mil partilhas e 5100 comentários.
Isto num dia em que o balanço, a meio do dia, já está a ser assustador: cerca de 465 feridos em confrontos com a polícia e o governo da Catalunha responsabiliza o governo central.
O governo catalão estabeleceu 6249 mesas eleitorais em toda a Catalunha e um dispositivo de 7235 pessoas para tentar que hoje um total de 5 343 358 catalães possam votar no referendo.
Começou-se a votar às 09h00 (08h00 de Portugal) nos colégios eleitorais que conseguiram manter-se abertos.
Os Mossos d’Esquadra (polícia da Catalunha) fecharam mais de 90 colégios eleitorais em toda a Catalunha, para onde também foi destacada a Guardia Civil e a Polícia Nacional – sendo que foram estes que protagonizaram os maiores momentos de tensão – para impedir que estes pontos de votação abram para o referendo sobre a independência.
Num dos vídeos que circulam no Twitter vê-se “bombeiros a fazer cordão humano para proteger os catalães da polícia”.
??Firemen as human shield to protect Catalans from the police.#CatalanReferendum #Barcelona #ReferendumCatalognapic.twitter.com/NsWVkdm4Zw
— Charles Baudry (@CharlesBaudry) 1 de outubro de 2017
Houve quem comparasse, com recurso a fotografias, a polícia do tempo da ditadura de Franco a atacar protestantes em Barcelona em 1976 e o dia deste domingo.
Há ainda quem garanta que “iremos monitorizar todas a violações de direitos humanos e denunciá-las”.
#Catalunya #UnderRepression #CatalanReferendum #Barcelona. We will monitor all violations of human rights and denounce it. #Somdefensores pic.twitter.com/ZhiAw9Zrgy
— Luca Gervasoni (@gervasonivila) 1 de outubro de 2017
Em relação a Piqué, já está a jogar pelo Barcelona frente ao Las Palmas. A partida decorre no Camp Nou, que está de portas fechadas devido ao referendo.
Horas antes, segundo a imprensa espanhola, o clube recusava-se a entrar em campo, arriscando-se a perder por falta de comparência.
No entanto o jogo acabou por ser realizado.
Fotos: Twitter