Está tudo a postos para o batizado real de amanhã, 1 de dezembro. Gabriel, o filho mais novo de Carl Philip e Sofia, receberá o seu primeiro sacramento na capela real do Palácio de Drottningholm, em Estocolmo.
E já se sabe quem serão os padrinhos: a princesa Madeleine – grávida pela terceira vez-, Sara Hellqvist (irmã de Sofia), Oscar Kylberg (amigo e sócio de Carl Philip), Carolina Pihls (amiga e sócia de Sofia) e ainda Thomas de Toledo Sommerlath (primo de Carl Philip).
Sabe-se também que vai haver uma ausência na cerimónia: a princesa Birgitta, irmã do rei Carl Gustaf. Esta até nem está na Suécia, para onde regressará na próxima semana, pois diz que recebeu o convite tardiamente. A princesa já tinha faltado ao batizado de Alexander, primogénito do casal.
Estes são os pormenores do batizado: a missa começa às 12h00 e será celebrada pelo arcebispo emérito Anders Wejryd.
O príncipe usará o mesmo vestido de batismo usado pelo seu pai e outras gerações de bebés reais suecos – incluindo o rei Carl XVI Gustaf, a princesa herdeira Victoria, a princesa Madeleine, a princesa Estelle, a princesa Leonore, o príncipe Nicolas, o príncipe Alexandre e o príncipe Oscar.
Após o serviço, será realizada uma receção para convidados no Castelo Drottningholm, seguido de um almoço.
Fotos: Erika Gerdemark/Kungahuset