Manuel Luís Goucha já tinha avisado que nesta 2ª edição do programa de culinária haveriam muitos concorrentes que nos iriam deixar colados ao ecrã. José Pisa é um deles.
O menino, de 8 anos, de Portimão, apaixonou os portugueses quase desde o primeiro episódio de ‘Masterchef Júnior’ e no episódio de ontem saiu. Mas nada tema: no próximo programa será a repescagem e, se se repetir o caso do Pedro Jorge – que deixou os portugueses em lágrimas e revoltados com a sua expulsão na 1ª edição, mas que acabou por ser repescado no episódio seguinte -, poderemos voltar a vê-lo mais vezes.
Uma coisa é certa: no dia de Natal José irá estar num programa especial de ‘Apanha Se Puderes’, igualmente na TVI. Isso mesmo foi revelado por Cristina Ferreira e Pedro Teixeira que, esta segunda-feira, estiveram a apresentar o ‘Você na TV’ e a receber os concorrentes expulsos de ‘Masterchef’.
Além de José, Gonçalo, de 12 anos, de Mafra, também disse adeus à cozinha. Os dois adoraram a experiência, sendo que o mais novo ainda se emocionou ao recordar a sua saída.
Recordemos então o que aconteceu no episódio deste domingo.
A quinta semana de competição começou com uma surpresa. Ao entrarem na cozinha, os aspirantes encontraram três personalidades fundamentais da história de Portugal: Luís Vaz de Camões (Manuel Luís Goucha), Vasco da Gama (chef Rui Paula) e D. Afonso Henriques (Miguel Rocha Vieira).
Os aspirantes tiveram assim de cozinhar pratos do Brasil, da Índia e de Moçambique. Como foi a Lara a autora do melhor prato na prova anterior, foi ela a distribuir os países pelos seus colegas.
Para si, escolheu cozinhar no Brasil e deu a mesma oportunidade a outros três colegas: Américo, José e Flor; Ariana, Nuno, Gonçalo e Beatriz cozinharam com ingredientes típicos da Índia e Maria, Maria Tete, António e João Miguel com ingredientes típicos de Moçambique.
Os jurados só provaram os dois melhores pratos de cada país e os eleitos foram Américo e Flor do Brasil, Nuno e Ariana da Índia e Maria e Maria Tete de Moçambique.
Seguiu-se uma prova em que os aspirantes a cozinheiros tinham de conhecer os preços dos ingredientes e, especificamente, o preço de um cupcake.
Manuela Moura Guedes foi a jurada especial nesta prova, que viu a equipa azul – que representava o chef Rui Paula – vencer.
A última prova consistiu em fazer um prato de arroz. A Lara foi a autora do melhor prato, com um arroz de berbigão.
O José e o Gonçalo foram os autores dos piores pratos e receberam 1 ponto cada, o que não foi suficiente para continuarem na competição.
Depois de muitas lágrimas na despedida destes dois mini-chefs, ficou assim definido o Top 10 do MasterChef Júnior 2017: Américo, António, Beatriz, João Miguel, Maria, Maria Tete, Ariana, Flor, Nuno e Lara.
Fotos: Facebook e TVI