É uma atualização, em funcionamento desde terça-feira, 23 de janeiro, que promete ser adotada por muitos utilizadores da seção voltada para a publicação de fotos e vídeos que ficam visíveis durante apenas 24 horas.
Agora é possível usar GIFs nos Stories do Instagram, tanto para iOS, quanto Android. A medida usa como base a biblioteca GIPHY, que é o maior repositório online do formato.
A novidade permite navegar pelas tendências atuais do GIPHY ou procurar por uma figurinha com temáticas diferentes antes de publicar uma nova história naquela rede social.
As imagens animadas vão de corações giratórios a gatos dançarinos. Para melhorar a experiência dos usuários, as imagens foram criadas com algumas peculiaridades.
Entre elas, está o facto dos GIFs não terem, necessariamente, o formato quadrado, comum ao que costuma ser partilhado na internet. Em alguns casos, as imagens também contam com um visual 3D.
Para adicionar um GIF no Instagram Stories, clique no botão de adicionar emojis e adesivos na publicação e selecione o item “GIF”.
Em seguida, é só procurar por um palavra-chave – de preferência em inglês – e escolher sua imagem preferida.
Outra novidade da rede social é a possibilidade de postar fotos e vídeos de qualquer tamanho no Stories.
A mudança é ideal para quem costuma publicar fotos na horizontal, na vertical ou quadradas e precisa cortar um pedaço para se adaptar à tela do telemóvel.
Com a mudança, basta fazer o movimento de pinça para partilhar a foto ou o vídeo nas dimensões originais. Para melhorar o visual da publicação, será possível preencher as partes extras com uma cor personalizada que combine com o conteúdo.
Mais atualizações no Instagram Stories
Estas não são as únicas mudanças do Stories apresentada pela rede social. A versão beta do aplicativo já conta com um recurso que permite aos seus amigos saber há quanto tempo você esteve online.
Prevista para ser posta a funcionar em breve para usuários de Android e iOS, a notificação é exibida no Direct, a área de mensagens privadas da plataforma, e classifica os contactos como “ativo agora”, “ativo ontem” e “online há x horas”.
O Instagram também deverá “denunciar” as capturas de tela em fotos e vídeo do Stories. A rede social enviará uma notificação sempre que alguém fizer um “print” ou gravar o que está sendo exibido na tela, mas informará os usuários quando o recurso for libertado.
Enquanto a atualização não chega, a plataforma não informará o autor caso alguém salve a sua história.