Destacou-se ao longo do programa pela sua maturidade, capacidade de trabalho, concentração e, claro, pela comida que confeccionou. Américo, de 10 anos, de Ponte de Lima, venceu a segunda edição de ‘MasterChef Júnior’ este domingo.
O menino, cujos pais trabalham na restauração, não se deixou intimidar pelo ‘adversário’ – Nuno, de 11 anos, de Vila Nova de Gaia – e ainda que a sobremesa final não lhe tivesse corrido particularmente bem, todo o seu percurso na competição e o sabor dos seus pratos foram suficientes para lhe darem o troféu.
A sua família, em especial o pai de Américo, não conseguiram conter a emoção.
Mas comecemos pela primeira prova na 10ª e última semana de ‘MasterChef Júnior’.
A semana começou com a maior das surpresas e os aspirantes foram transportados de imediato para a grande festa da final onde contaram com uma presença muito especial: Rita Pereira.
Rita juntou-se à festa na ‘discoteca’ e lançou o desafio aos quatro finalistas – Américo, Nuno, Flor e Maria – de fazerem o seu prato assinatura, um prato pessoal que os deve caracterizar enquanto cozinheiros.
Maria decidiu apresentar uma lasanha de carne como prato assinatura. Flor assumindo-se como pasteleira apresentou-se com um Bolo à la Flor constituído por bolo de chocolate, merengue de lima, caramelo salgado, ganache e crocante de avelãs.
Nuno optou por deixar a sua marca com pregado com crosta de amêndoa com puré de ervilha, ervilhas crocantes e cogumelos salteados. Por fim, Américo decidiu escolher carré de borrego, uma carne muito apreciada por ele. Para isso decidiu fazer o borrego assado no forno com puré de aipo e batata e legumes salteados.
Depois de uma dura prova com alguns contratempos (especialmente Maria que não teve tempo de acabar as quatro lasanhas que decidiu fazer), Américo sagrou-se o vencedor.
Como recompensa da vitória nesta prova, o menino obteve passagem direta para o grande duelo final, sendo o primeiro finalista.
Depois de muitas lágrimas, sorrisos e empenho Maria, Nuno e Flor competem entre si na derradeira prova exterior realizada no Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.
Aqui foram desafiados de forma muito especial e tiveram que servir convidados muito especiais da família MasterChef (Manuel Fernandes, Maria Manuel, Rita Neto, Afonso Vilela, Vanda Miranda, Gany Ferreira, Pedro Górgia e Sílvia Rizzo).
Os pratos escolhidos pelos chefs e por Manuel Luís Goucha brilharam mas só um podia conquistar o derradeiro lugar para duelo final.
Nuno escolheu fazer Carabineiro da Nossa Costa com aipo e maçã verde servido com puré de maçã assada. Seguiu-se Flor que escolhe a sobremesa: Pêra Bêbeda em vinho do porto e aromas, recheada com leite creme e acompanhada com caramelo salgado.
À Maria ficou-lhe destinado o Supremo de frango do campo com cogumelos e espargos e molho do mesmo acompanhado com o melhor puré de batata do mundo.
Nuno é o aspirante que venceu esta prova sagrando-se assim o segundo finalista de Masterchef Júnior 2017.
Na última prova é chegado o tão ansiado momento de conhecer o vencedor de MasterChef Júnior 2017.
Os dois finalistas, Nuno e Américo, travam uma dura batalha em que só um poderá sair vencedor. Num momento de muita emoção e nervos à flor da pele, os finalistas irão confecionar dois pratos de um menu à sua escolha perante o olhar atento dos ex-aspirantes e das famílias dos finalistas.
Américo decidiu confecionar para prato principal: Frango recheado com farinheira com molho de cogumelos e espargos e cogumelos salteados. Para a sobremesa apresentou: Petit gâteau com crumble de amendoim e caramelo salgado.
Nuno apresentou filete de salmonete com xerém de amêijoas e vinagrete de salicórnia e para sobremesa Biscuit de dois chocolates com gel de maracujá e crocante de avelã.
No final deste duelo Américo sagra-se vencedor do Masterchef Júnior 2017 erguendo o seu troféu.
Fotos: TVI