O capitão da Fiorentina, de 31 anos, foi encontrado morto no quarto de hotel em Údine, onde a equipa estava concentrada para enfrentar a Udinese no Campeonato Italiano.
Davide Astori teve uma paragem cardíaca, tendo sido vítima de doença súbita, tal como o clube avançou, e o seu desaparecimento prematuro deixou todos de luto.
No mundo do futebol essa onda de consternação é inevitável.
O guarda-redes Gianluigi Buffon, ‘capitão’ da Juventus, deixou uma das mensagens mais emotivas, elogiando “o altruísmo, a elegância e a educação” de Astori, com quem partilhou o balneário da seleção transalpina, entre 2011 e 2017.
“A tua filha merece saber que o pai era uma pessoa boa, uma grande pessoa. Eras a melhor expressão de um mundo passado, que valorizava a elegância, a educação e o respeito pelo próximo”, escreveu Buffon, acrescentando: “Foste um dos melhores representantes do futebol que conheci”.
A FIFA lamentou no Twitter a partida prematura do capitão da Fiorentina com a frase: “Os nossos pensamentos estão com a família e amigos de Davide Astori, que morreu aos 31 anos de idade”.
Também a UEFA usou aquela rede social para reagir à notícia, que já levou a Liga italiana a adiar todos os encontros previstos para este domingo da 27.ª jornada do principal campeonato transalpino.
“As nossas mais sinceras condolências à família e amigos do ‘capitão’ da Fiorentina e internacional italiano Davide Astori”, lê-se no Twitter do organismo máximo do futebol europeu.
A Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) já se associou à onda de consternação, enviando “os mais sentidos pêsames” à família do jogador.
Também nas redes sociais, os três grandes portugueses deixaram mensagens. O Sporting CP (cujas claques têm, ao longo dos anos, mantido relações próximas com as da Fiorentina) reagiu ao falecimento de Astori com uma foto da claque viola.
Lamentamos profundamente o falecimento do capitão da @acffiorentina. Descansa em paz, Davide Astori ? Muita força para os nossos amigos Viola ? pic.twitter.com/TbFJSNZw4w
— Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) 4 de março de 2018
O SL Benfica apresentou “as mais sentidas condolências à @acffiorentina e à família de Davide Astori, acompanhando a dor dos colegas de equipa e de toda a família viola”.
E o FC Porto enviou condolências à família e à equipa do jogador italiano através de uma mensagem em inglês.
“FC Porto regrets the death of Davide Astori and presents deep condolences to the player’s family and @acffiorentina #FCPorto”.
Também o cantor Eros Ramazzotti deixou a sua mensagem.
“Adeus Davide, excelente capitão, estou perto da tua família, da Francesca e especialmente da pequena Vittoria e de todos os teus melhores amigos. ❤R.I.P. Um atleta que nos deixa aos 31 anos deve-nos fazer refletir profundamente”, escreveu o artista.
A apresentadora de televisão italiana Benedetta Mazza partilhou uma imagem do defesa e da sua mulher que já tinha sido publicada pela radialista Fabiana Sera. Esta contou a história de amor de ambos.
“Vejo-os assim, apaixonados e lindos. Penso nele, que há 30 horas saudou a bebé por telefone e falou com Francesca, sereno. Penso nela, esplêndida. (…) Vivamos a vida dia a dia. Façamos o que amamos. A vida é muito curta”.
Davide Astori, nascido em San Giovanni Bianco, na província de Bérgamo, atuava na Fiorentina desde 2015/2016, depois de passagens pelo AC Milan, clube em que se formou, Pergolettese, Cremonese, Cagliari e Roma.
Clubes que hoje também deixaram mensagens de luto.
A Roma disse-se “chocada com a trágica notícia”. O Milan exaltou a personalidade do atleta. “Para todo o mundo do futebol e para todo o desporto italiano, é algo terrível”.
O português André Silva, que jogaria hoje o dérbi com o Inter, despediu-se do colega de profissão com um “Ciao Davide”.
O ex-jogador do FC Porto estava em estágio para o jogo, falhando por esse motivo a festa de aniversário da namorada Sara Rodrigues.
A adversária da Fiorentina neste domingo, a Udinese também se manifestou por meio do seu presidente, Gianpaolo Pozzo.
“Escrevo como dirigente da Udinese, como fã de futebol e, sobretudo, como pai. Estou profundamente abalado com a morte deste jovem e, comigo, toda a minha família e a Udinese choram por Davide Astori. Estamos juntos com seus entes queridos, com toda a Fiorentina, seus fãs e jogadores.”
Fotos: Redes Sociais