Depois do Palácio de Kensington ter anunciado, esta segunda-feira de manhã, que a Duquesa de Cambridge já estava em trabalho de parto, eis que chegou a boa-nova.
Kate Middleton foi mãe de um menino e o príncipe William esteve presente no parto, que decorreu pelas 11h01. A Rainha e demais elementos da família real já foram informados e estão “encantados”.
Her Royal Highness The Duchess of Cambridge was safely delivered of a son at 1101hrs.
The baby weighs 8lbs 7oz.
The Duke of Cambridge was present for the birth.
Her Royal Highness and her child are both doing well.
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) 23 de abril de 2018
O parto ocorreu no Hospital de St. Mary em Paddington, Londres, mesma unidade onde nasceram os príncipes George e Charlotte.
O novo membro real será o quinto na linha de sucessão pela Coroa, depois do seu avô, o Príncipe Carlos, do seu pai, Príncipe William e dos seus irmãos George, de 4 anos, e Charlotte, com dois anos. Assim, o príncipe Harry, seu tio e segundo filho de Carlos, ‘cai’ para a sexta posição.
Ao contrário do que acontecia até agora, o sexo do bebé não faz diferença na linha de sucessão. Isto porque em 2013 a monarquia britânica fez alterações nas leis para acabar com a famosa regra da “primogenitura masculina”, que coloca os homens antes das mulheres na linha de sucessão.
Pela regra antiga, de 1701, uma menina não ocuparia o trono caso tivesse um irmão menino mais novo. No entanto, dificilmente o novo bebé chegará a ocupar o cargo de monarca, já que tem outros à sua frente.
Foto: PA/Instagram e Twitter do Palácio de Kensington