Como anunciado anteriormente, após a cerimónia religiosa na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, a 19 de maio, os noivos farão um percurso pela localidade numa carruagem puxada por cavalos, “proporcionando uma oportunidade para que os membros do público os vejam e se juntem às celebrações”.
Pois agora, a família real britânica revelou, com bastante pormenor, que tipo de carruagens e cavalos serão usados. E digamos que é bem à conto de fadas.
Comecemos pela carruagem. Caso esteja bom tempo (sim, que os britânicos pensam em tudo), será usado uma Ascot Landau.
Trata-se de uma das cinco carruagens mantidas pelos Royal Mews. São usadas todos os anos no cortejo da Rainha no Royal Meeting de Ascot e também saem à rua nos eventos oficiais e cerimoniais, como coroações, casamentos reais e visitas de Estado.
O príncipe Harry e Meghan Markle irão assim fazer o trajeto Castelo de Windsor – Castle Hill – High Street – Long Walk – Castelo de Windsor.
Brilhante, pequena, bonita e fácil de se ver, sendo que os passageiros se podem sentar bem alto, portanto a multidão irá conseguir ver os recém-casados.
Duas das Ascot Landaus entraram no cortejo do casamento dos duques de Cambridge em 2011, levando o príncipe Harry como o padrinho, Pippa Middleton como a madrinha de casamento, além das damas de honor e os pagens, desde a Abadia de Westminster, onde decorreu a missa, até ao Palácio de Buckingham, em Londres.
Take a closer look at the Ascot Landau carriage, which will take Prince Harry and Ms. Markle on a procession through Windsor Town after their wedding. pic.twitter.com/pXHg2tIjKS
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) 2 de maio de 2018
Caso chova (o que é grande a probabilidade), será usado o Scottish State Coach.
O Coach foi encomendado em 1830 pelo Príncipe Adolfo, o Duque de Cambridge (irmão de William IV e avô da futura Rainha Mary) e é fechado. Foi restaurado no final dos anos 60 e usado pela primeira vez por Isabel II por ocasião da abertura da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, em Edimburgo, em 20 de maio de 1969.
Com uma ‘cobertura’ em vidro e painéis transparentes, tem ainda luz extra para os ocupantes. Portanto, mesmo que esteja um dia cinzento, os noivos também serão vistos por todos.
Nas portas tem estampadas as armas reais da Escócia e as insígnias da Ordem do Cardo, ao contrário de todas as outras carruagens, que carregam as armas reais para a Inglaterra e as insígnias da Ordem da Jarreteira.
Watch Coachman Philip Barnard-Brown explain more about the Windsor Grey Horses that will pull the carriage on the procession through Windsor Town after the wedding. pic.twitter.com/ebKZy4LP4i
— Kensington Palace (@KensingtonRoyal) 2 de maio de 2018
A carruagem será puxada por quatro Cavalos Windsor Grey, com outros dois a servir de batedores.
Os cavalos Plymouth e Londonderry serão os dois batedores, e Milford Haven, Sir Basil, Tyrone e Storm serão os quatro que puxam a carruagem.
Os Cavalos Windsor Grey desempenham um papel importante na vida cerimonial da família real e da nação e têm conduzido as carruagens dos monarcas e membros da realeza desde o reinado da Rainha Vitória.
Storm e Tyrone, pai e filho, são dois desses cavalos.
A carruagem será acompanhada por uma escolta itinerante do Household Cavalry Mounted Regiment.
“O Príncipe Harry e a Sra. Meghan Markle estão muito ansiosos para esta curta jornada que eles esperam que seja um momento memorável para todos que se reunirem em Windsor para aproveitar a atmosfera deste dia especial”, frisou a Royal Family.
Imagens: Alexi Lubomirski, Press Association e Royal Family