A Eurovisão iniciou com 43 países a concurso, embora sejam só 26 os que cantam hoje pela vitória na Grande Final, mas desengane-se se pensa que os únicos a atuar no palco da Altice Arena são os concorrentes do festival. O evento vai começar com fado, pelas vozes de Ana Moura e Mariza, que vão cantar e encantar com “Sou do Fado” e “Barco Negro”, respetivamente.
Numa conexão entre eletrónica e lusofonia, Branko, Sara Tavares, Dino D’ Santiago e Mayra Andrade vão protagonizar um dos momentos altos da noite, ao subir ao palco para reinterpretarem os temas “Ter Peito e Espaço”, de Sara Tavares, remisturado por Branko; “Nova Lisboa” de Dino D’Santiago, uma estreia co-produzida por Branko; e, por fim, “Reserva pra Dois”, música de Branko e Mayra Andrade.
O desfile das 26 bandeiras da Eurovisão, já tradicional, vai ser feito ao som dos Beatbombers, que provam que a tradição é perfeitamente aliável à modernidade da música eletrónica.
Salvador Sobral vai cantar a “Amar pelos dois” – canção que lhe valeu ser o primeiro português a vencer a Eurovisão, no ano passado, em Kiev – acompanhado por Caetano Veloso. O músico brasileiro partilhou no Instagram vídeos do ensaio com o português, sendo que num deles colocou o emoji de um coração, revelando-se feliz por atuar com Salvador.
Fotos: César Lomba