“Foi tão difícil escolher para o Mundial 2018 como foi para o Europeu 2016”, reconheceu o selecionador nacional logo após revelar a lista de jogadores que vai levar ao Campeonato do Mundo de Futebol, na Rússia, e que foi rematada duas horas antes do anúncio.
“Para mim e para a minha equipa técnica é sempre humanamente difícil”, mas a partir de agora, “o mais importante do que falar no eu, é lembrar que ganhámos o Europeu com uma palavra-chave que é o nós”, sublinhou ainda Fernando Santos, em direito da Cidade do Futebol.
De fora, ficou o herói de Paris, Eder Lopes, entre outros internacionais, sinal de que há matéria-prima lusa de sobra. O Mundial2018 arranca em 14 de junho e termina em 15 de julho. A seleção portuguesa vai defrontar Espanha, Marrocos e Irão no grupo B.
Pesados todos os fatores por parte de Fernando Santos e adjuntos, eis os 23 convocados para elevar o nome de Portugal:
Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas – Bruno Alves (Rangers), Cédric Soares (Southampton), José Fonte (Dalian Yifang), Mário Rui (Nápoles), Pepe (Besiktas), Raphael Guerreiro (Dortmund), Ricardo Pereira (FC Porto) e Rúben Dias (Benfica)
Médios – Adrien Silva (Leicester), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham), João Moutinho (Mónaco), Manuel Fernandes (Lokomotiv), e William Carvalho (Sporting)
Avançados – André Silva (Milan), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas)