Na hora de embarcar no Air Force One para viajar até ao Texas, esta quinta-feira, a primeira-dama dos Estados Unidos usou um casaco que está a ser criticado no mundo inteiro. Tudo porque a peça tinha a frase “I really don’t care. Do u?” (“Na realidade eu não quero saber. E tu?”).
A maioria interpretou o visual como uma ironia já que Melania Trump ia visitar centros de detenção de filhos de imigrantes ilegais que estão no centro da polémica sobre a política de “tolerância zero” aplicada pela Administração Trump nas fronteiras.
A primeira-dama já se tinha expressado contra as políticas que estão a separar os filhos dos pais, daí a iniciativa na qual contactou com a realidade e questionou os profissionais sobre o que poderia fazer para ajudar a juntar as famílias.
Durante o encontro, a mulher do presidente norte-americano, tirou o casaco da polémica e a sua assessora, Stephanie Grisham, sublinhou que “não havia nenhuma mensagem oculta”. O agasalho da discórdia é da Zara. Custava menos de 40 euros, mas está esgotado.
Entretanto Trump já usou o Twitter para defender a companheira. “Na realidade eu não quero saber. E tu?’ escrito nas costas de Melania refere-se aos media de ‘fake news’. Melania aprendeu que eles são desonestos e realmente não se importa mais”, atirou o líder americano, no seu estilo sempre implacável.
Recorde-se que o presidente dos EUA deu ordem esta quinta-feira para que os filhos dos imigrantes detidos começassem a ser devolvidos aos pais. Embora não ponha fim à política de “tolerância zero” na fronteira, o decreto assinado por Donald Trump estabelece que os imigrantes em situação ilegal com filhos devem ter prioridade na apreciação dos seus casos pela justiça.
Foto: Chip Somodevilla/Getty Images