Calor é sinónimo de retenção de líquidos, que se reflete em inchaço e aumento de volume. Fatores como gravidez, menstruação e menopausa fazem com que as mulheres sejam mais propensas a sofrer deste problema, que pode ser atenuado e/ou combatido com a alimentação certa, exercício físico e um estilo de vida saudável.
Sabia que há alimentos diuréticos que são verdadeiros aliados no combate à retenção? Percorra a galeria para saber o que incluir na alimentação.
Abacaxi: ajuda a eliminar toxinas, melhorando o funcionamento dos sistemas digestivo e urinário. Com apenas 55 calorias por 100 gramas, o abacaxi contém uma boa dose de potássio e evita o inchaço do abdómen.
Melancia: rica em antioxidantes e minerais, tem mais de 90% de água e é um dos principais auxílios no combate à retenção de líquidos, estimulando a produção de urina.
Pepino: contribui para a eliminação do excesso de ácido úrico do organismo.
Tomate: rico em potássio e em vitamina C, promove o bom funcionamento dos rins e ajuda a controlar a pressão arterial.
Alcachofra: filtra e elimina toxinas renais.
Gengibre: alimento termogénico consumido como tempero ou adicionado a um copo de água, com propriedades que ajudam a eliminar toxinas.
Beterraba: por conter alto teor de ferro auxilia no combate a anemia e na eliminação de líquidos, contribuindo para o bom funcionamento hepático.