A ‘Roja’ até esteve a ganhar este domingo, nos oitavos de final contra a Rússia. Foi um autogolo que colocou os espanhóis na frente do marcador, logo aos 12 minutos, mas ainda antes do intervalo a igualdade chegou através do castigo máximo a favor da seleção anfitriã, por mão de Gerard Piqué na grande área.
Na conversão, Dzyuba não perdoou e o 1-1 permaneceu durante toda a segunda parte e prolongamento, com o rei de Espanha a tentar controlar a emoção na tribuna, ainda antes da sentença dos penaltis.
Andres Iniesta foi o primeiro e marcou para alegria de Felipe VI que primeiro cerrou os punhos, antes de aplaudir, pois o protocolo obriga a alguma contenção. No pingue-pongue da sorte, os russos foram certeiros, com Koke e Aspas a falharem as respetivas oportunidades para os espanhóis.
A seleção de ‘nuestros hermanos’, que saiu do grupo B como Portugal, regressa assim também a casa num Mundial em que os favoritos têm ficado pelo caminho, mesmo contando com o apoio de muitos adeptos especiais na bancada, entre eles familiares dos futebolistas.