As gémeas russas Masha e Dasha Ledeneva, de 14 anos, foram hospitalizadas por anorexia após a agência de modelos para a qual prestam serviços mandá-las perder peso.
A história veio a público através de uma série de posts divulgados pelas irmãs nas redes sociais e confirmada pelo jornal britânico Daily Mirror.
Segundo a publicação inglesa, as duas adolescentes estão em situação crítica e em tratamento de várias doenças em simultâneo devido à pouca alimentação.
As fontes do jornal disseram que as jovens chegaram a ficar em coma logo após serem internadas. Ao chegaram no hospital, Dasha pesava 36 Kg e Masha 40 Kg. Após acordarem, as gémeas confessaram que o processo de perda de peso foi motivado quando os seus chefes pediram que elas perdessem peso a ponto de deixarem visíveis as maçãs do rosto para que pudessem protagonizar novos ensaios fotográficos.
“A Masha já consegue ficar em pé, mas a Dasha ainda está sem forças para até mesmo levantar a cabeça”, disse uma fonte do jornal. O médico que tratou das irmãs falou à imprensa internacional que os corações das jovens poderiam deixar de bater a qualquer instante dada a gravidade do estado a que chegaram ao hospital.
“Elas foram avisadas na agência que deveriam perder 5 Kg para que os seus ossos ficassem à vista”, relatou a fonte do jornal. “Na época as duas pesavam 50 Kg e começaram uma dieta na qual não comiam antes de 17h e só ingeriam alimentos cozidos. Depois foram diminuindo gradualmente as porções das refeições que faziam por dia”, contou.
Depois de ter conhecimento dos acontecimentos, Maria Kokhno, de 29 anos, uma ativista que luta pelos direitos das vítimas que sofrem de distúrbios alimentares, tornou pública esta história, apelando à ajuda de todos.