O jornalista descreve os momentos finais da sua mãe, antes dela morrer na madrugada de 17 de junho, num tributo emocionado.
A artista e ícone de moda Gloria Vanderbilt, faleceu aos 95 anos.
Durante o seu programa “Anderson Cooper 360”, na noite de quinta-feira, o filho contou que Gloria Vanderbilt descobriu no dia 8 de junho que tinha uma forma avançada de cancro no estômago. “Ela viveu mais nove dias“, revelou.
“Ser capaz de passar aqueles nove dias e noites com ela foi uma grande bênção. Foram os dias mais extraordinários da minha vida e eu sou muito grato“.
A artista morreu nove dias depois do diagnóstico, pouco depois das 4 da manhã cercada de amigos e familiares.
“Embora eu estivesse a segurar a mão dela e a sua cabeça quando ela deu o seu último suspiro, ainda é um pouco difícil para mim acreditar que ela se foi“, confessou com a voz embargada.
“O meu pai morreu quando eu tinha 10 anos e o meu irmão quando eu tinha 21″, informou, “ela foi a última da minha família imediata, a última pessoa que me conheceu desde o começo. Eles foram todos e agora parece tudo muito solitário. Espero que estejam pelo menos juntos.”
“Ela conhecia-me e eu a conhecia”. “Quando eu morrer, isso pode ser a coisa da qual mais me orgulhe. Fico feliz que não deixamos nada entre nós. Ela conhecia-me e eu a conhecia, e há um grande conforto nisso“, frisou.
“´Tu e eu, é um jogo feito no céu’, disse-me ela na semana passada. ‘Somos uma boa equipa’ disse-lhe eu. Ficamos acordados até tarde naquela noite apenas de mãos dadas e quando ela ficou com sono, disse-me: ‘Que noite maravilhosa’. E foi.”
“She never let fear or pain or loss prevent her from forging ahead, from moving forward. She always believed the best was yet to come.”@AndersonCooper pays tribute to his mom, Gloria Vanderbilt, who passed away at the age of 95. https://t.co/B0NcUznhtj pic.twitter.com/WtISrBq8sQ
— CNN (@CNN) 21 de junho de 2019
Mesmo com sua fama e fortuna, Vanderbilt teria ficado chocada com a emoção que se gerou após a sua morte. Quando ela entrou no Instagram há alguns anos, não esperava que alguém a seguisse e ficou impressionada com o fato de tantas pessoas o terem feito. “´Porque alguém estaria interessado?’ perguntou ela. Não demorou muito para que tivesse cerca de 200.000 seguidores e isso incomodava-a além da crença”’. “O amor é no que ela acreditava”.
Nascida em Nova York em 1924, Gloria Laura Morgan Vanderbilt casou aos 17 anos, com o agente de Hollywood Pat DiCicco em 1941, uma união que mais tarde veio a admitir ter sido um erro na época.
Divorciou-se e casou novamente aos 21 anos com o maestro Leopold Stokowski, que tinha 63 anos. Teve dois filhos com ele: Leopold Stokowski e Christopher Stokowski.
Encontrou novamente o amor com o diretor e produtor Sidney Lumet antes de se divorciar e mais tarde casou com o pai de Cooper.
Sempre acreditou que o seu próximo grande amor estava ao virar da esquina.
Teve um relacionamento especial com o famoso filho repórter da CNN, foi que lembrado num documentário da HBO, “Nothing Left Unsaid: Gloria Vanderbilt e Anderson Cooper”.
Os dois chegaram a publicar um livro de memórias em conjunto, “The Rainbow Comes and Goes: A Mother and Son on Life, Love, and Loss”.