Algumas celebridades trocaram as suas fotos de perfil no Instagram por uma imagem azul.
Bruna Marquezine, Demi Lovato Naomi Campbell e Gisele Bündchen, são algumas das personalidades que aderiram a esta iniciativa. Sabe qual é o verdadeiro propósito dessa imagem? O motivo é nobre.
As estrelas solidarizam-se com o os ativistas e vítimas do Sudão, país africano onde ocorre uma séria crise humanitária.
A campanha #BlueForSudan (Azul pelo Sudão) começou no Twitter a 11 de junho e, neste momento, a hashtag é já uma tendência internacional.
A escolha da cor azul deve-se a Mohamed Mattar, um engenheiro de 26 anos, morto a 3 de junho, durante um ataque das forças de segurança sudanesas no início do mês, que utilizou uma fotografia azul como foto de perfil. Foi um dos muitos sudaneses assassinados num protesto contra a junta militar que assumiu o poder depois da queda do presidente Omar Hassan al-Bashir. Além do genocídio, têm sido denunciados estupros em massa.
“No Sudão em apenas 3 dias: 113 mortos, 723 feridos, 650 detidos, 48 mulheres violadas, 6 homens violados, 1000 pessoas desaparecidas, a tua ajuda será apreciada, podes usar as hashtags no Twitter, mantém-nas ativas e faz com que o mundo saiba“, partilhou uma utilizadora no Instagram.