Um estudo realizado pela escola inglesa ICMP e publicado pelo site Inquisitr aponta que aproximadamente metade dos seguidores das Kardashian, nas redes sociais, são falsos, sendo usados para inflacionar os seus números e aumentar o valor da publicidade paga veiculada pelo clã.
Os números apresentados por essa “auditoria” nas contas da famosa família do show business americano aponta que, 44% dos seguidores de Kim Kardashian, a mais famosa das irmãs e a que mais lucra com publicidade no seu Instagram, cobrando cerca de 500 mil dólares por uma postagem, é composto de fakes. Na totalidade das redes sociais que ela utiliza, o número cai um ponto: 43% dos perfis são falsos.
Já a irmã mais velha do clã, Kourtney Kardashian, possui 46% de seguidores falsos nas suas redes sociais, enquanto Khloé, tem uma audiência mais real: 43% dos perfis são falsos.
Depois aparece Kris Jenner, a matriarca da família, com 42% de perfis falsos; Kylie Jenner e Kendall Jenner possuem, respetivamente, 33% e 34% das contas falsas no total dos seus seguidores.
Juntas, tornaram-se poderosas na internet, inflacionando os seus números. Cada post patrocinado rende muito dinheiro às socielites.
Segundo Michael Heller – o CEO de marketing digital da Talent Resources, um dos principais profissionais do mercado – o patrocínio em redes sociais é um quarto da renda das superestrelas.
A praga de perfis falsos é um maiores problemas da internet atualmente, que causa problemas em praticamente todos os setores, principalmente na política.