O dia foi de feriado no Japão esta terça-feira, para festejar a entronização de Naruhito como o 126º imperador japonês que sucedeu ao seu pai, Akihito, que era imperador desde 1989 e fez a passagem de testemunho para o filho, dando início a uma nova era na monarquia hereditária mais antiga do mundo.
A rainha Letizia usou um vestido exclusivo com peças repletas de história para o jantar de gala no Palácio Imperial do Japão, com os mais de 190 chefes de estado vindos de todo o mundo, para celebrarem a entronização de Naruhito como imperador.
Los Reyes saludan al Rey Carlos Gustavo y a la Princesa Victoria de Suecia, antes de salir hacia la cena de gala ofrecida por los Emperadores del Japón con ocasión de la ceremonia de Entronización del Emperador Naruhito @MAECgob @JapanEmb_Spain @Kungahuset https://t.co/eaHbSGlQQA pic.twitter.com/OiU5ZS4uWT
— Casa de S.M. el Rey (@CasaReal) October 22, 2019
A mulher de Filipe VI optou para o jantar protocolar por um vestido rosa forte de Carolina Herrera (modelo Scala Insignia da CH, 450 euros) com bordados florais em branco, estrategicamente colocados para estilizar a sua figura. Um modelo com manga até ao cotovelo, decote redondo e saia de linha princesa.
Na cabeça, a rainha de Espanha usou a Tiara de Flor de Lis, a mais importante da Bourbon House. Uma joia, que foi presente de Alfonso XIII à rainha Victoria Eugenia, usada em inúmeras ocasiões pela rainha emérita Dona Sofia. Letizia usou também um broche de flor de lis com a banda da ordem japonesa da Coroa Preciosa.
Os brincos de diamante, também do joalheiro real, são os mesmos que a cunhada Infanta Cristina usou no seu casamento com Iñaki Urdangarin. Originalmente pertenciam à rainha Victoria Eugenia, bem como as pulseiras gémeas de diamantes da Cartier que Letizia colocou com o seu anel Karen Hallam, que usa em grande parte dos seus compromissos oficiais.