A princesa Leonor das Astúrias, de 13 anos, discursou na passada sexta-feira pela segunda vez, na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias, em Oviedo. A apenas alguns dias antes de celebrar o 14º aniversário, a filha mais velha da rainha Letizia e do Rei Felipe VI, mostrou-se mais calma do que da primeira vez e reiterou o seu amor pelas Astúrias.
“Hoje é um dia muito importante na minha vida“, começou por dizer, acrescentando que tem acompanhado, ao longo dos anos, a emoção com que os pais encaram aquela cerimónia. “Isto já é motivo suficiente para que hoje me sinta muito feliz“, confessou.
O discurso durou cerca de cinco minutos e ficou marcado por palavras relacionadas com a cultura e tradição, compromisso e honra e uma homenagem à avó, a rainha emérita Sofia. “Ela sabe o quão importante é para mim a sua presença nesta cerimónia, que significa tanto para as Astúrias e para toda a Espanha“, sublinhou, deixando-a emocionada.
No Teatro Campoamor as duas avós seguiam entusiasmadas as palavras da neta, assim como todos os presentes. Havia uma grande expectativa em torno do que a herdeira do trono diria no município asturiano.
Ceremonia de Entrega de los Premios Princesa de Asturias 2019. Intervención de la Princesa Leonor. https://t.co/JFpagsbbdq pic.twitter.com/lpWX1o4D9t
— Casa de S.M. el Rey (@CasaReal) October 18, 2019
Enquanto a princesa fazia seu discurso os seus pais e irmã seguiam também as suas palavras atentamente, especialmente a rainha Letizia, encorajando-a algumas vezes com aplausos.
Depois de finalizar a sua mensagem dirigida a todos os cidadãos de Asiego, a princesa das Astúrias procurou a aprovação da sua mãe e uniu-se num abraço com à irmã, a Infanta Sofia.