A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita personalidade do ano de 2019 pela revista Time. O anúncio foi feito esta quarta-feira, no programa “Today Show”, da cadeia de televisão norte-americana NBC.
Filha do ator sueco Svante Thunberg e da cantora de ópera Malena Ernman, Greta é portadora da Síndrome de Asperger – considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um espectro leve do autismo.
Greta Thunberg deu início a um movimento internacional que inspirara jovens de todo o mundo a pedir medidas concretas para combater as mudanças climáticas. A iniciativa rendeu uma campanha pelo Prémio Nobel da Paz em 2019 — vencido por Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia.
Entre os nomeados deste ano encontravam-se ainda personalidades das mais variadas áreas, como o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, o ator Keanu Reeves, a cantora Taylor Swift, a ginasta Simone Biles e a duquesa de Sussex, Meghan Markle.
Em 2018, a Time elegeu como Personalidade do Ano um grupo de jornalistas – que incluía Jamal Khashoggi, Wa Lone, Kyaw Soe Oo, Maria Ressa e a redação do jornal Capital Gazette – pelos riscos assumidos durante a busca pela verdade.
Foto: Instagram Greta Thunberg