Morreu esta sexta-feira, 27 de março, no Dia Mundial do Teatro, a atriz brasileira Joselita Alvarenga, tinha 85 anos. Veterana dos palcos lusos-brasileiros, a atriz foi casada com o saudoso comediante português Raul Solnado. Era mãe dos atores Alexandra Solnado e Renato Solnado e avó de Joana Solnado.
Joselita Alvarenga nasceu na cidade de Cubuquira, Minas Gerais, a 4 de dezembro de 1934. Ingressou no teatro paulista em 1952.
Em 1957 viajou em digressão para Portugal, onde conheceu o comediante Raul Solnado.
Regressou ao Brasil no fim da digressão, mas Raul Solnado, que ficou encantado com a brasileira, escreveu-lhe uma longa carta a pedi-la em casamento. A atriz voltou a Lisboa e casaram em abril de 1958.
Joselita deixou a carreira para cuidar da casa e da família. Teve dois filhos com o ator português: Alexandra e Renato Solnado. Recomeçou a trabalhar em 1961 no seu país, com a série ‘A Família Barata’ protagonizada pelo seu marido, e exibida na RTP.
Raul Solnado e Joselita Alvarenga acabaram por se separar em 1985, e a atriz passou a dividir a sua vida entre o Brasil e Portugal, onde residia atualmente, e dava aulas de interpretação.
A morte da atriz foi divulgada nas redes sociais pela neta e também atriz Joana Solnado, que recordou, nas redes sociais, momentos de “amor e magia” que a avó lhe “proporcionou“.