Cultura

Conheça as recomendações de leitura de Bill Gates para este verão

Atualmente, a maioria das minhas conversas e reuniões são sobre o COVID-19 e como podemos conter a maré. Mas também me perguntam com frequência o que ando a ler (…) porque as pessoas querem aprender mais sobre pandemias ou porque procuram uma distração“, começa por escrever o bilionário co-fundador da Microsoft no seu blog.

Fico sempre feliz em falar sobre ótimos livros“, confessa Bill Gates. “Portanto, além das cinco novas resenhas de livros que eu sempre escrevo para a minha lista de livros de verão, incluí várias outras recomendações. Espero que você encontre algo que chame seu interesse“, referiu, dando assim a conhecer a lista composta por treze livros, ao invés das habituais cinco novidades.

1 – A Bailarina de Auschwitz (título original – The Choice: Embrace the Possible) de Edith Eger,  foi-lhe recomedado pela sua mulher. Conta a história na primeira pessoa de Edith Eger, que com 16 anos foi enviada para Auschwitz, onde sofreu experiências absolutamente horríveis, tendo sido obrigada a dançar para o próprio Joseph Mengele. Libertada do campo pelas tropas aliadas americanas, acabou nos Estados Unidos, onde se tornou psicóloga, tratando casos graves de trauma profundo, como mulheres vítimas de abusos e militares que sofrem de stress pós-traumático. O livro pretende ser, mais do que um relato dos horrores suportados, uma leitura informada e esperançosa sobre a vida após o trauma.

2 – Cloud AtlasAtlas das Nuvens, de David Mitchell
Cloud Atlas ficou popular há alguns anos atrás após ter sido adaptado ao grande ecrã, num filme com Tom Hanks, Halle Berry ou Hugh Grant. O livro é uma complicada história que cruza seis narrativas, passadas em diversos tempos e lugares do mundo. Uma obra complexa e intrigante que explora a humanidade no seu melhor e pior. Gates descreve-o como “o tipo de romance em que ficamos a pensar e a falar nele durante muito tempo após a leitura”.

3 – The Ride of a Lifetime: Lessons Learned from 15 Years as CEO of the Walt Disney Company, de Robert Iger
Sem edição portuguesa, este livro relata a experiência do diretor da Disney durante os últimos 15 anos. “Este é um dos melhores livros de negócios que li em vários anos. Iger faz um excelente trabalho explicando como é ser o CEO de uma grande empresa. Esteja você procurando ideias de negócios ou apenas uma leitura divertida, acho que alguém apreciaria suas histórias sobre a supervisão da Disney durante um dos momentos mais transformadores de sua história”, diz Bill Gates.

4 – The Great Influenza: The Epic Story of the Deadliest Plague in History, de John M. Barry
Também sem tradução portuguesa, este livro fala sobre um momento idêntico ao que estamos a viver,  a Gripe Espanhola. “Se procura uma comparação histórica, a pandemia de gripe de 1918 é a mais próxima possível. Barry ensinar-lhe-á quase tudo o que você precisa saber sobre um dos surtos mais mortais da história da humanidade. Embora 1918 tenha sido um período muito diferente de hoje, The Great Influenza é um bom lembrete de que ainda estamos lidando com muitos dos mesmos desafios”, explica Gates.

5 – Good Economics for Hard Times: Better Answers to Our Biggest Problems, de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo
Os autores foram os vencedores do Prémio Nobel da Economia em 2019 “pelas suas abordagens experimentais para aliviar a pobreza mundial”. São dois dos economistas mais inteligentes da atualidade e “felizmente para nós, eles também são muito bons em tornar a economia acessível para as pessoas comuns. O seu livro mais recente aborda as desigualdades e as divisões políticas, concentrando-se em debates sobre políticas que estão na vanguarda em países ricos como os Estados Unidos.

6 – Meditação e Mindfulness: 10 minutos por dia podem fazer a diferença, de Andy Puddicombe (título em inglês – The Headspace Guide to Meditation & Mindfulness )
É um guia para os iniciantes de meditação e mindfulness. “Durante anos, fui cético em relação à meditação. Agora faço isso sempre que posso – três vezes por semana, se o tempo permitir. O livro de Andy e o aplicativo que ele criou, Headspace, foram os que me transformaram. Andy, um ex-monge budista, oferece muitas metáforas úteis para explicar conceitos potencialmente complicados na meditação”, aconselha o bilionário como leitura.

7 – Um Passeio na Lua com Einstein: a Arte e a Ciência de Recordar Tudo, de Josh Foer – título original Moonwalking with Einstein: The Art and Science of Remembering Everything
Se deseja aprender uma nova habilidade, este livro é o ideal pois é um relato sobre como aprender a memorizar melhor. Josh Foer, divulgador científico, interessou-se em perceber como a memória funciona e porque algumas pessoas parecem ter a incrível capacidade de recordar fatos. “Ele leva-o para dentro do Campeonato da Memória dos EUA – sim, isso é real – e apresenta as técnicas que, surpreendentemente, permitiram que ele vencesse o concurso em um ano”, descreve Bill Gates.

8 – O Marciano, de Andy Weir  (título original The Martian)
The Martian foi adaptado ao cinema com Matt Damon como protagonista. A história do botânico que fica preso em Marte e que tem de superar o medo e, como em bom português se diz, desenrascar com o seu conhecimento científico e com o que ficou com ele no planeta -, traça um paralelo interessante, segundo Gates, sobre a atual situação. O livro é empolgante, cheio de verdadeiros factos científicos e ao mesmo tempo engraçado, e quem o lê pode talvez encontrar nele algum conforto ou distração. “A história tem semelhanças com o tratamento do novo coronavírus”, analisa Gates.

9 – Um Gentleman em Moscovo, de Amor Towles
O personagem principal deste romance vive uma situação que nos é muito familiar: ele não pode deixar o prédio onde mora. Mas não está preso por causa de uma doença; é 1922, e ele é um conde russo que cumpre pena de prisão perpétua em prisão domiciliária num hotel. “Eu pensei que era uma história divertida, inteligente e surpreendentemente otimista” sobre como tirar o melhor proveito das situações.

10 – O Projeto Rosie, de Graeme Simsion (nome original The Rosie Trilogy)
“Os três romances de Rosie fizeram-me rir alto. São sobre um professor de genética com Síndrome de Asperger que (no primeiro livro) procura uma esposa e depois (no segundo e terceiro livros) inicia uma família. No fim das contas, a história é sobre entrar na mente e no coração de alguém que muitas pessoas vêem como algo estranho e descobrir que ele não é tão diferente de ninguém”, conta Bill Gates que diz que foi a sua mulher, Melinda , que lhe deu a conhecer esses livros.

11 – The Best We Could, de Thi Bui
Ainda sem tradução portuguesa, esta novela gráfica Esta novela gráfica “é um livro profundamente pessoal que explora o que significa ser pai e mãe e refugiado” no qual a autora explora aquilo que os pais passaram como refugiados e sobreviventes da Guerra do Vietname.

12 – Hyperbole and a Half: Unfortunate Situations, Flawed Coping Mechanisms, Mayhem, and Other Things that Happened, de Allie Brosh
O mais leve e cómico da lista. “Você vai lê-lo em três horas, no máximo”, avisa que Gates que assegura que dá vontade que não termine ” porque é engraçado e inteligente”. “Devo ter lido a Melinda uma dúzia de passagens hilárias em voz alta”, confessa.

13 – E se…? – Respostas Científicas para Perguntas Absurdas, de Randall Munroe
“Por fim, adoro o modo como o ex-engenheiro da NASA Randall Munroe transforma lições de ciência incomuns em quadrinhos super atraentes. Os dois livros dele que li e recomendo são What If?: Respostas científicas sérias para perguntas hipotéticas absurdas e XKCD Volume 0. Também tenho o livro mais recente de Randall, How To: Conselho científico absurdo para problemas comuns do mundo real , na minha estante e espero lê-lo em breve”, finaliza assim Bill Gates as suas sugestões.

Foto: GatesNote