“Sou filha de Mãe Mestiça Moçambicana e Pai Branco Português“, começa por lembrar a fadista num desabafo deixado nas redes sociais.
Nascida em Moçambique, Mariza enalteceu a coragem do pai José Brandão Nunes, de “naquele tempo, há 53 anos atrás de casar com uma Mestiça, a minha mãe Maria Isabel C.D dos Reis“.
“Viemos viver para Portugal tinha eu 3 anos, todos nos olhavam, pois éramos muito diferentes do que estavam habituados, cresci com pessoas maravilhosas, mas também fui vítima e a minha mãe mais, de muito preconceito“, desfiou a artista.
Mãe de Martin de 8 anos, Mariza sublinhou que nunca lhe ensinou “nada sobre raças“: “Aliás ele nem fala nisso, nem sabe o que é“.
“Tudo tem a ver com a forma de educar, a alma e a mente“, afirmou, destacando o orgulho de ser “Mestiça numa Lisboa Lusófona, do Mundo, mas tão Portuguesa“.
“Os meus pais nunca me ensinaram a diferenciar ninguém, pela cor, pela religião, facção política ou por ser Rico ou Pobre“, concluiu a embaixadora do fado em Portugal, mostrando um pouco da sua família através de um conjunto de imagens: