Os restaurantes lisboetas ‘100 Maneiras’ e ‘Eneko Lisboa’ foram distinguidos com uma estrela do Guia Michelin.
A cozinha do restaurante 100 Maneiras, está a cargo do chef Ljubomir Stanisic, que celebrou o feito com entusiasmo.
“Nenhum homem é uma ilha”. E se isso é verdade sempre, é mais-que-verdade na hora de receber a nossa primeira estrela Michelin. Antes de agradecer ao Guia, desculpem-me, tenho de agradecer às mulheres e aos homens que me acompanham. Àqueles que estão ao meu lado, hoje e sempre. Não conquistamos nada sozinhos… e essa é a grande beleza da vida“, começou por dizer Ljubomir na legenda das imagens partilhadas nas redes sociais, onde se pode ver a euforia no momento da revelação.
“O 100 Maneiras nasceu em 2004, renasceu das cinzas em 2009 e, em 2019, reinventou-se depois de quatro anos de obras e muitos revezes“, recordou o chef, certo de “que esta é a planta que semeámos, regámos e alimentámos com amor estes anos todos“.
“Estou feliz, porra! Estou mesmo feliz! Sobretudo por vos ter aqui ao meu lado, para gritar e celebrar e brindar até não sobrar mais voz“, prometeu, num discurso sempre virado para a equipa que trabalha com ele: “Juntos somos definitivamente mais fortes“.
O Eneko Lisboa – que tem por detrás o chefe Eneko Atxa, dono de três estrelas no Azurmendi, a que soma mais duas repartidas entre o Eneko e o Eneko Bilbau, situados no Pais Basco – recebeu também a sua primeira estrela. Com esta nova distinção na capital portuguesa, o chef espanhol soma agora seis estrelas no Guia Michelin.