Rainha Letizia chora a morte da sua avó paterna, Menchu Álvarez del Valle, que faleceu esta terça-feira aos 93 anos.
Ao que tudo indica a conhecida locutora de rádio e jornalista, encontrava-se de boa saúde, apesar da idade avançada. Não são para já conhecidas as causas da morte, mas alguns meios das Astúrias avançam que a avó de Letizia terá morrido em casa, numa pequena aldeia no concelho de Ribadesella. A Casa Real ainda não fez qualquer comentário oficial.
Letizia era muito próxima da avó, que foi responsável pela sua escolha profissional. Tal como Menchu, a rainha de Espanha foi jornalista, profissão que exerceu até ao anúncio do seu noivado com o então príncipe Felipe, em 2003. Da avó, a Rainha herdou, além da paixão pelo jornalismo, o seu caráter forte e perfecionista.
O dia em que se descobriu quem era Menchu Álvarez del Valle
Multi-premiada, com uma voz doce e potente, Menchu surpreendeu no casamento da neta.
Menchu Álvarez del Valle subiu ao altar da Catedral da Almudena para ler a carta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios, no casamento da neta Letizia com o Príncipe Filipe. Nem todos sabiam que uma das vozes mais reconhecidas das Astúrias era a avó da futura Rainha.
“O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconveniente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta“. As palavras ecoavam no templo acompanhadas de música perante o olhar sério da neta, que a observava com olhos brilhantes. Veja o vídeo: