O atleta português Pedro Pablo Pichardo conquistou, na última madrugada, a medalha de ouro na prova do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com novo recorde nacional, elevando para quatro o número de medalhas obtidas por atletas portugueses.
O atleta natural de Cuba, de 28 anos, venceu com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da prata de Patrícia Mamona na prova feminina do triplo salto e das de bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).
Ver esta publicação no Instagram
Pedro Pablo Pichardo bateu o seu o recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, e ao norte-americano Will Claye, com 17,44, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
“Naquela que já é a melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos da Era Moderna, Pedro Pichardo alcançou a glória do ouro olímpico, a quinta destas medalhas na história de Portugal“, refere uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitando o atleta.
Pedro Pablo Pichardo nasceu em Santiago de Cuba, a 30 de junho de 1993, agora faz parte dos cinco portugueses campeões olímpicos portugueses: Carlos Lopes (1984), Rosa Mota (1988), Fernanda Ribeiro (1996) e Nelson Évora (2008).