Morreu esta quarta-feira o ator francês Gaspard Ulliel, depois de um acidente de esqui. Tinha 37 anos.
Muito popular na Europa, reconhecido como um dos grandes talentos da nova geração do cinema francês, o ator era conhecido por filmes como “Os Fugitivos”, “Um Longo Domingo de Noivado” e “Saint Laurent”. Um dos seus próximos trabalhos a ser visto será a série da Marvel “Moon Knight: Cavaleiro da Lua”, que tem estreia marcada para 30 de março.
Dive into the chaos with the brand-new trailer for Marvel Studios’ #MoonKnight, debuting March 30 on @DisneyPlus. 🌙 https://t.co/sGGXZI0S7m
— Marvel Entertainment (@Marvel) January 18, 2022
O acidente aconteceu na zona de resorts de esqui La Rosière, quando o ator chocou com outra pessoa enquanto esquiava.
Gaspard Ulliel foi transportado de helicóptero para o hospital de Grenoble em estado grave, com um traumatismo craniano. Ainda foi operado, mas acabou por não sobreviver.
O ministro das finanças da França, Bruno Le Maire, lamentou a morte pelas redes sociais: “O cinema francês perde um grande talento, cheio de charme e energia“, escreveu.
Le cinéma français perd un grand talent, plein de charme et d’énergie. pic.twitter.com/GMAAaI5UJW
— Bruno Le Maire (@BrunoLeMaire) January 19, 2022
Gaspard Ulliel ganhou notoriedade em filmes como “Saint Laurent” (2014), no papel do próprio Yves Saint Laurent, ou “Hannibal – A Origem o Mal” (2007), como uma versão jovem de Hannibal Lecter.
A popularidade disparou com o papel de Manech, o soldado desaparecido nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial que sofria de amnésia procurado pela sua noiva Mathilde (Audrey Tautou), em “Um Longo Domingo de Noivado”, de Jean-Pierre Jeunet, com que ganhou o César de Melhor Esperança Masculina de 2004, prémio para que já fora nomeado nos dois anos anteriores, com “Amor Sem Tréguas”, de Michel Blanc (2002), e “Os Fugitivos”, de André Téchiné (2003), o filme que o revelou.
Voltou a ser nomeado para os “Óscares Franceses”, na categoria de Melhor Ator, por “Saint Laurent” (2014), o que veio a ganhar com “Tão Só o Fim do Mundo”, de Guillaume Nicloux (2016).
Outros títulos importantes no cinema eram “A Princesa de Montpensier” (2010), “Eva” (2018), “Uma Nação, Um Rei” (2018) e “Sibyl” (2019).
O ator ganhou também visibilidade como modelo e rosto da fragrância “Bleu” da casa Chanel, cujo filme publicitário foi realizado por Martin Scorsese.
Gaspard Ulliel deixa um filho de cinco anos da relação que mantinha desde 2013 com a modelo a cantora Gaëlle Piétri.
Ver esta publicação no Instagram